Com o título e o segundo lugar já "entregues", o campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola2013, vira-se para as equipas que ainda se podem juntar ao Santos FC na descida.

O Kabuscorp do Palanca conquistou antecipadamente a competição na 27ª jornada quando, ao bater o 1º de Maio de Benguela, por 2-1, a 5 de Outubro, no estádio municipal, na cidade das “acácias rubras”.

O 1º de Agosto conservou a segunda posição que ocupa desde a primeira volta, na altura ainda sob comando técnico angolano Romeu Filemon, demitido à nona jornada, confirmou em definitivo a sua posição ao vencer o FC Bravos do Maquis do Moxico, por 1-0, seu principal concorrente em ocupar o posto.

Este triunfo permite o 1º de Agosto, orientado pelo luso/moçambicano Daúto Faquira, disputar as eliminatórias de acesso à liga dos clubes campeões de África, a par do Kabuscorp do Palanca (campeão nacional), que na ronda agudizou a crise do Atlético do Namibe, com uma goleada de 4-0.

Esta derrota põe em risco a manutenção dos namibenses. Com os 23 pontos poderão chegar apenas aos 29, numa “luta” com o ASA (26) e o Porcelana FC (27), pela sobrevivência.

O 1º de Maio de Benguela terá praticamente garantido a sua permanência no escalão principal, mercê do triunfo de 1-0 sobre o Petro de Luanda, no estádio Municipal, na cidade das “Acácias Rubras”.

De igual modo, no estádio dos Coqueiros, o Benfica de Luanda aumentou a preocupação do Atlético Sport Aviação (ASA), a quem venceu por 2-1.

“Proletários” e “encarnados” necessitam no mínimo de um empate para não dependerem de terceiros para a sua continuidade no mais alto nível, enquanto os “aviadores” terão de ganhar os dois jogos que restam e aguardar por um possível deslize do Porcelana FC do Kwanza Norte, que empatou na ronda (1-1) na sua deslocação ao  terreno do Recreativo do Libolo (campeão destronado).

A formação kwanza-nortenha recebe na penúltima ronda o Sagrada Esperança, quarto classificado com 44 pontos e que na 28ª jornada perdeu em casa para o Desportivo da Huíla, por 0-2, no segundo desaire consecutivo.

No planalto central, o Recreativo da Caála do Huambo e o Interclube empataram (1-1) e marcaram os primeiros golos no novo estádio, no segundo que recebeu desde a inauguração este mês pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Os dois conjuntos têm já garantido a sua continuidade na prova. Os anfitriões somam 34 pontos, em décimo, menos cinco que os visitantes, em sexto.

O Progresso do Sambizanga, oitavo com 38 pontos, colocou em definitivo o Santos FC (último classificado) para o escalão secundário, após vitória de 2-1.

A direcção do Progresso exigiu no início da temporada o quinto lugar, mas a equipa terá que vencer os dois jogos que restam e aguardar por um tropeço do Petro de Luanda (quarto com 43 pontos), Interclube (5º - 39) e o Recreativo do Libolo (6º - 39).