A trigésima quinta edição do Campeonato nacional de futebol da I divisão encerra no próximo domingo, com a disputa da 30ª jornada, na qual serão encontradas as duas últimas equipas acompanhantes do Santos FC ao segundo escalão.

Neste caso, as atenções da ronda estarão centralizadas em três recintos do país, designadamente o da vila de Calulo, onde o Recreativo do Libolo, sétimo com 39 pontos, enfrenta o aflito Atlético Sport Aviação (ASA), 13º com menos 10.

O Porcelana FC do Kwanza Norte (14º com 28) vai ao estádio Municipal, na cidade das “Acácias Rubras” ao encontro do 1º de Maio de Benguela, que tem já a sua manutenção assegurada para a próxima edição.

No Namibe, o Atlético local, que depende de resultados de terceiros para se manter no escalão principal, será visitado pelo já despromovido a segunda divisão nacional, o Santos FC, num confronto em que os forasteiros vão apenas jogar para a dignidade.

Dos três aflitos, o ASA apesar de ter que se deslocar ao reduto do campeão destronado, é o único que depende de si para continuar entre os “sobreviventes” do Girabola, a par do 1º de Agosto, desde a fundação do campeonato nacional da I divisão, em 1979. Tem a obrigação de ganhar para que a sua presença em 2014 seja um facto. Mas pode até não ganhar, desde que os concorrentes directos tenham o mesmo resultado.

Nos outros encontros da derradeira jornada, as alterações só poderão acontecer do sexto ao 12º lugar, já que da quinta até a primeira posições, os postos já estão definidos.

O Kabuscorp do Palanca, campeão antecipado, vai comemorar a sua festa com um convidado especial. Trata-se do Petro-Atlético, quarto colocado com 46 pontos, menos 24 que o seu adversário da ronda.

O 1º de Agosto (vice-campeão) com 52 pontos, enfrenta no estádio 11 de Novembro, o Interclube, sexto classificado com 40, enquanto o FC Bravos do Maquis do Moxico joga na cidade do Dundo com o Sagrada Esperança da Lunda Norte.

Os dois conjuntos do leste do país estão separados a seis pontos (51/45), em terceiro e quinto lugares, com vantagem para a formação da província do Moxico.

A jornada completa-se com o Benfica de Luanda (11º com 32) a receber o Recreativo da Caála do Huambo (11º - 35) e o Progresso do Sambizanga (nono com 38 pontos) a defrontar Desportivo da Huila (oitavo – 39).