Com a permanência no Girabola já assegurada, o 1º de Maio de Benguela despediu-se, este domingo, da 35ª edição do campeonato nacional da I divisão, com uma derrota frente ao Porcelana FC do Kwanza Norte (0-1), num jogo a contar para a 30ª jornada.

Apesar deste resultado, os forasteiros não "seguraram" a permanência no escalão principal do futebol nacional, à semelhança do Santos FC e Atlético do Namibe que regressam à II divisão.

A primeira parte foi equilibrada, embora as oportunidades de golo criadas não tenham sido suficientemente perigosas. Mas no segundo tempo entrou melhor o Porcelana FC. Aos 77 minutos, Nandinho, numa boa acção individual, atirou a contar. Estava feito o primeiro e único golo da partida.

Nos instantes que se seguiram, o Porcelana FC foi mais forte e eficaz em busca do ampliar do marcador, enquanto a equipa da casa se remeteu a uma defensiva cerrada para travar o ataque dos visitantes.

Com o jogo mais aberto, Rolf e Dewiwi ainda tiveram duas grandes ocasiões para ampliar o placar, obrigando o guardião Boneco, do 1º de Maio, a aplicar-se para evitar o segundo golo.

O médio Tukuruss esteve no melhor que os “proletários” fizeram na primeira parte, com cruzamentos certeiros para Lelas e Resistência, mas sem golo à vista.

Ndan, colocado no lugar de Bugos, foi outra das figuras em destaque, com abertura para as alas. Eduardo e Panilson ainda tentaram com remates de fora da área, mas o guarda-redes Leo negou o golo ao 1º de Maio, que a partir daí pouco conseguiu fazer para chegar com perigo à baliza do Porcelana.

A partida terminou com uma vitória algo surpreendente do Porcelana FC, que, mesmo assim, falha a manutenção na I divisão, à qual ascendeu em 2012.