O Progresso Associação do Sambizanga (PAS), um dos clubes mais populares do país, assinala domingo o 38º aniversário da sua criação, numa altura em que viu fracassado o objetivo estabelecido para a época futebolística finda, classificar-se entre os primeiros cinco lugares do Campeonato Nacional da I divisão (Girabola2013).

Presidido por Paixão Júnior, embora tenha feito importantes investimentos, principalmente nos aspectos organizativos (sede social, centro de estágios e campo de treinos), o conjunto ocupou a nona posição, com 38 pontos, longe da meta inicialmente traçada.

Apesar disso, o andebol feminino surpreendeu tudo e todos, ao conquistar a medalha de bronze na 35ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, disputado em Marraquexe, Marrocos, que consagrou mais duas formações angolanas, no caso o Petro de Luanda e o 1º de Agosto (ouro e prata).      
Fundado em Luanda, a 17 de novembro de 1975, o clube é resultado da fusão do Juventude Unida do Bairro Alfredo (JUBA), Juventista e o Vaza e tinha como propósito unir a massa juvenil do bairro Sambizanga (antigo musseque Mota) para o desenvolvimento do desporto e do futebol em particular.