A Federação Angolana de Futebol (FAF) homologou o campeonato de futebol da primeira divisão da presente época, Girabola2013, confirmando o Kabuscorp do Palanca como campeão, soube-se hoje, em Luanda, de um comunicado do órgão reitor da modalidade em Angola.

Com 73 pontos (81,1 por cento de vitórias), o Kabuscorp, que destronou o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, em 30 jornadas obteve 22 vitórias, sete empates e uma derrota, marcando 53 golos e 16 sofridos, num coeficiente de 37 tentos positivos.

A par do vice-campeão, o 1º de Agosto, a equipa do Palanca representa o país nas eliminatórias de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos em 2014.

Na outra competição sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF) serão “embaixadores” de Angola o Petro de Luanda, vencedor da Taça de Angola, o Desportivo da Huíla (finalista vencido). Estes disputarão o acesso à fase de grupos da taça da confederação.

Desceram para a segunda divisão do futebol angolano as formações do Porcelana FC do Kwanza Norte (14º com 31 pontos), Atlético do Namibe (15º com 26 pontos) e o Santos FC, 16º e último classificado com 23 pontos

.As duas faltas de comparência registadas na prova foram averbadas ao Atlético do Namibe, que falhou jogos alegadamente por dificuldades financeiras.

Ascenderam ao escalão principal, o Sporting de Cabinda (vencedor da série A), Benfica do Lubango (B) e União Sport do Uíge (C). Os cabindenses ficaram igualmente com o título da segunda divisão, disputado entre as três formações.

O avançado Meyong, do Kabuscorp, foi o melhor marcador com 20 golos.