Marco Soares vai ser jogador do 1º de Agosto de Angola. O SAPO Desporto sabe que já está tudo alinhavado entre clube angolano e o Omonia do Chipre, atual clube do internacional cabo-verdiano, faltando apenas algunas pormenores para a conclusão do negócio. O médio deverá assinar contrato de dois anos com o vice-campeão de Angola.

Terminado o Girabola2013, que consagrou o Kabuscorp como campeão, o clube militar viu-se mais uma vez arredado do título, apesar da excelente segunda volta, já sob o comando de Daúto Faquirá.

O treinador moçambicano da formação de Luanda há muito que vem preparando a próxima temporada onde o D´Agosto espera vencer o Girabola e ir longe na Liga dos Campeões Africanos. Depois de garantir Mateus, avançado angolano do Nacional, os vice-campeões angolanos preparam-se para anunciar a aquisição do capitão da seleção cabo-verdiana, formação que eliminou Angola no último CAN.

Daúto Faquirá elegeu Marco Soares como prioridade número um para reforçar a equipa e a formação de Lunda fez todos os esforços para garantir o médio de 29 anos.

Mas este não é um "namoro" recente. Durante o verão, houve sondagens por parte da formação militar mas o 1º de Agosto e o Omónia não chegaram a acordo.

Desde o início da época que o jogador e o seu clube vinham negociando a renovação de contrato mas o médio preferiu esperar, até porque tinha propostas mais vantajosas a nível financeiro. Sem capacidade negocial para satisfazer as exigências de Marco Soares, o clube cipriota não teve outro remédio senão negociar o jogador, numa proposta vantajosa tanto para o atleta como para os vencedores da Supertaça do Chipre em 2012.

Além do 1º de Agosto, houve abordagens da Rússia e de Espanha mas apenas o 1º de Agosto avançou com uma proposta concreta. Em Luanda, Marco Soares vai encontrar Figo, outro cabo-verdiano que está entusiasmar a plateia da formação militar.

No 1º de Agosto, Marco Soares voltará a trabalhar com Faquirá, um treinador que o bem conhece. Foi o técnico moçambicano que lançou o capitão da seleção cabo-verdiana nos seniores, no Barreirense, um dos clubes que formou o médio de 29 anos.

A ida do capitão dos Tubarões Azuis para o 1º de Agosto irá engrossar o número de jogadores cabo-verdianos no Girabola. Além de Figo no D´Agosto, há Vozinha, Calú e Valy no Progresso de Sambizanga, Sidnei no Recreativo do Libolo, Alex e Danny no Interclube de Luanda e Gerson no 1º de Maio de Benguela.

 O jogador deverá firmar contrato nos próximos dias.