O presidente do Progresso Associação do Sambizanga (PAS), Paixão Júnior, valorizou quarta-feira, em Luanda, a contratação do treinador cabo-verdiano Lúcio Antunes, considerando ser o maior reforço da equipa na época futebolística de 2014.

Ao falar à imprensa, após assinatura do vínculo contratual de um ano (mais um de opção) entre as partes, o dirigente desportivo afirmou que as qualidades e capacidades da nova equipa técnica ajudará o plantel a lutar pelos objectivos preconizados de atingir no mínimo o quinto lugar no Girabola e ser finalista na Taça de Angola.

«Para que não haja mais especulações estamos a selar o vínculo com o treinador Lúcio Antunes. Os nossos objetivos passam pelo menos por atingir o quinto lugar do Girabola e também queremos ser finalistas da Taça de Angola. Posso mesmo afirmar que a contratação da equipa técnica é o maior reforço da época no Progresso», sublinhou.

Acrescentou que o acordo foi rubricado com confiança de que os objetivos serão alcançados com esforço e trabalho de todos os envolvidos na causa do clube.

«Somos uma equipa para competir e não meros participantes no Campeonato Nacional. Por isso, fomos buscar um treinador de consenso da maioria e que reúne as qualidades necessárias», frisou.    

Por sua vez, o novo técnico Sambila, Lúcio Antunes disse, numa conferência de imprensa, ter aceite a proposta, por ser um novo desafio e projecto bastante ambicioso, para relançar a equipa para patamares mais elevados.      

«Já estamos a trabalhar no projeto de corpo e alma, para o crescimento da equipa. Aceitei o desafio e pretendemos resgatar o prestígio e relançar a equipa a outros patamares», expressou. O Lúcio Antunes sucede a David Dias no comando técnico do Progresso, depois de ter falhado os cinco primeiros lugares no último Girabola, colocando a equipa na nona posição, com 38 pontos.

O treinador, de 47 anos de idade, tem um novo desafio pela frente no Progresso, depois do sucesso que teve ao serviço dos “Tubarões Azuis” na estreia na Taça de África das Nações (CAN2013), na África do Sul, levando a equipa cabo-verdiana aos quartos-de-final.

O treinador é também controlador de tráfego aéreo estava à beira de fazer história com a seleção cabo-verdiana na última eliminatória de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, no qual afastou a Tunísia, mas perdeu a possibilidade de ficar entre as dez seleções apuradas para a última eliminatória, por ter utilizado um jogador castigado.

Lúcio Antunes foi contratado pelo PAS para colocar a formação sambila entre os cinco primeiros colocados na tabela classificativa e procurar vencer a Taça de Angola, para marcar presença na próxima edição da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF).

O treinador cabo-verdiano chegou segunda-feira a Luanda para assinar o contrato, verificar condições e definir o plantel para os próximos desafios em 2014.

O substituto de David Dias junta-se aos internacionais cabo-verdianos Vozinha e Calú na equipa do Progresso. Em relação ao estágio pré-competitivo, a equipa poderá rumar para a Namíbia, Brasil, Espanha ou Cabo Verde.

Na sua nova equipa técnica, além do conterrâneo Bubista, o treinador vai trabalhar com os adjuntos angolanos Guilherme de Sousa “Matateu” e Mbala José (técnico de guarda-redes).