A Associação de Árbitros de Futebol (AAFA) promete ser mais dinâmica nas suas ações em 2014, no sentido de ultrapassar certas debilidades ainda existentes na classe, afirmou hoje, sábado, em Luanda, o seu presidente, Manuel da Rosa.

Em declarações à Angop, a propósito do Dia do Árbitro, assinalar-se domingo, o presidente disse que a associação será mais rigorosa na sua atividade de forma a suprimir algumas lacunas encontradas nos trabalhos dos seus associados.

«Em 2014, pretendemos superar algumas lacunas encontradas no trabalho desenvolvido pelos árbitros, assim como queremos que haja maior coesão entre os membros da classe e outros agentes desportivos, principalmente os clubes», frisou.

Explicou, por outro lado, que a assinatura de um protocolo de cooperação com a Federação Angolana de Futebol (FAF), inicialmente previsto para este ano, deverá acontecer apenas No princípio de 2014, por razões técnica.

Para si, este acordo será de grande importância já que vai permitir as partes trabalharem em conjunto na resolução dos problemas que arbitragem nacional enfrenta.

Segundo o responsável, a AAFA tem previsto também a assinatura de um acordo de cooperação internacional com a sua congénere de Portugal, por ocasião do 11º aniversário da associação, a comemorar-se a 6 de Março.

«Temos agendado ainda outro acordo de cooperação internacional com a Associação dos árbitros do Estado de São Paulo, no Brasil», realçou.

Sobre as atividades programadas em alusão ao Dia do Arbitro, o responsável disse que será realizado domingo, no Estádio da Cidadela, um jogo de futebol entre a classe e jornalistas desportivos.

Informou que consta também na agenda elaborada entre o Conselho Central (CCAFA) e AAFA a entrega de certificados aos juízes recentemente formados da província de Luanda, além de um encontro de confraternização da classe numa unidade hoteleira de Luanda.

Das atividades para saudar a data, Manuel da Rosa destacou a doação de sangue efectuada por membros da associação, sexta-feira, no Hospital Pediátrico, por ser um gesto que vai contribuir para salvar vidas de muitas crianças internadas naquela unidade clínica.