O desempenho do Desportivo da Huíla no Girabola e na Taça de Angola, assim como do Benfica do Lubango, que ascendeu à primeira divisão, são feitos assinaláveis no ano que finda, disse esta quarta-feira, nesta cidade, o presidente da Associação Provincial de Futebol, João do Nascimento Gonçalves.

Em entrevista para fazer o balanço das actividades em 2013, o dirigente disse que este foi ano «bom» para a APF e seu filiados, com maior destaque para o Desportivo da Huíla que chegou ao quinto lugar do Girabola, foi finalista vencido da Taça de Angola e garantiu, pela primeira, um lugar da Afrotaças. 

João Gonçalves enalteceu ainda a direção do Benfica do Lubango pela positiva campanha no zonal de apuramento ao Girabola2014, onde assegurou o primeiro lugar na série B, o que lheu deu direito de participar no campeonato da primeira divisão no próximo ano.
Sublinhou que as metas agora passam por colocar mais um equipa na primeira divisão e é nesta senda que o Desportivo da Matala vai disputar o zonal de apuramento ao Girabola de 2015.

«Foi feito um bom esforço e os resultados estão à vista e como prémio, em 2014 teremos em todos os fins-de-semana jogos do Girabola», realçou.

Por outro lado, o presidente da APF está a estudar formas de fazer com que os campeonatos das categorias inferiores tenham participações de equipas de todos os municípios, a contrário do que vinha acontecendo até agora só com o Lubango e Chibia.

Disse que como primeiro passo manteve encontros com administradores municipais para incentivá-los a patrocinar formação de equipas no escalões de formação que possam a fazer parte das provas provinciais e sonhar um dia com o Girabola.
Lembrou que no ano que finda nem tudo foi «um mar de rosas», pois não houve o campeonato provincial em seniores femininos devido à falta de equipas, mas que está em curso um processo que visa estimular a formação de equipas para este fim.
«Estamos a promover torneios com participações de equipas de outras províncias e esperar que no princípio do próximo ano formemos equipas mediantes as categorias e pensar-se num campeonato provincial», sustentou. 
Ações de formação ao nível da arbitragem, comissários de jogo, curso de treinador dirigido, sobretudo, a professores de educação física.