O clube FC Bravos do Maquis (Angola) e o FC Metz (França) pretendem assinar um protocolo de cooperação nas áreas de formação e construção de infraestruturas desportivas, a partir de Janeiro de 2014.

O acordo prevê a construção de uma escola de futebol no Moxico, que pode atender a região leste do país, além do envio de atletas maquisardes para serem formados no grémio francês, detentor da sexta melhor academia daquele país europeu.

Para estudar as áreas de cooperação, deslocou-se hoje ao Moxico o diretor desportivo do FC Metz de França, Dominique D'onofrio, que, acompanhado o presidente do FC Maquis, Manuel Quitadica “Docas”, visitou as várias dependências do centro de estágio do clube e o campo relvado adjacente e o estádio Mundunduleno.

«Fui enviado pelo presidente do FC Metz para retribuir a visita que o presidente do Maquis realizou ao nosso clube recentemente. O nosso propósito é estudar as várias áreas para cooperarmos, mais concretamente, na formação de quadros e construção de infraestruturas», disse o dirigente gaulês.

Manifestou-se “maravilhado” com as condições atuais do FC Maquis, pois possui infraestruturas próprias básicas, e o encontro permitiu identificar as outras áreas de cooperação que devem ser estudadas pelo presidente do FC Metz e em Janeiro assinar-se o acordo.

Para o presidente maquisarde, a parceria vem num momento em que o clube pensa evoluir cada vez mais, e, para si, a cooperação é vantajosa, porque o FC Bravos do Maquis passará a formar atletas e dirigentes desportivos no FC Metz, o que pode, em termos desportivos, catapultar a formação do Moxico ao mais alto nível.

O FC Metz de França lidera atualmente a segunda liga francesa de futebol. Criada há 80 anos, a agremiação gaulesa fez despontar entre outros futebolistas o Franck Ribéry, do Bayer de Munique da Alemanha, o ex-futebolista camaronês Rigobert Song, o togolês Adebayor que joga no Tottenham da Inglaterra, entre outros.