O médio Pataca e o lateral esquerdo Kumaca, titulares indiscutíveis, são ausências confirmadas no Desportivo da Huíla, formação que recebe no domingo, na cidade do Lubango, o Sagrada Esperança da Luanda Norte, para a quinta jornada do Girabola2014.

Em entrevista à Angop, após a única sessão do dia realizada hoje, quarta-feira, no pavilhão anexo ao da Senhora do Monte, o técnico principal da equipa, Mário Soares, disse que Pataca vai cumprir castigo federativo por acumulação de cartões amarelos, enquanto Kumaca está a contas com uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo, mas nada de grave.

Explicou que Kumaca foi submetido no início desta semana a exames e os médicos aconselharam, por  precaução, mantê-lo em repouso e fora dos planos para este jogo, devendo retomar aos treinos na próxima semana.
Mário Soares disse que as opções para resolver este problema são várias, devendo o trinco Pataca ser substituído por Sargento, Dany Traça ou Chiwe, em função do desempenho destes candidatos na semana de preparação, enquanto para o lugar de Kumaca, Chico é o elo mais forte, “porque fê-lo com perfeição na partida contra o 1º de Agosto (derrota por 1-2)”.
Pataca, desde o começo da temporada, jogou 540 minutos (seis jogos) e marcou dois golos, um dos quais nas Afrotaças contra o Mounana do Gabão e outro na vitória sobre o 1º de Maio de Benguela, enquanto Kumaca fez até agora 330 minutos.
Para o entrevistado, "o moral está bom; pelo menos é isso que eles demonstram nos treinos, mas que ainda faltam duas sessões até ao dia do jogo, que vão permitir olhar com mais clareza o nível táctico do grupo e definir as estratégias para o jogo".
Mário Soares sugeriu que já tem a sua filosofia de jogo e está a trabalhar dentro destes automatismos, que evitam com que faça muitas alterações do ponto de vista táctico. Quanto ao jogo em si, atribuiu favoritismo ao adversário.
“O Sagrada Esperança tem uma estrutura muito superior e organizada à nossa, apesar de estarmos a jogar em casa. É um adversário de se respeitar e é favorito, pois tem um futebol de muita qualidade. Mas é certo que para fazerem um bom resultado terão de correr mais do que nós e disponibilidade para os obrigarmos a errar é que não falta”, avisou.
A preparação tem sido à base da defesa, onde a preocupação vai para os golos em lances de bola parada que tem sofrido, por isso uma atenção especial tem dado a este pormenor.
Hoje, na única sessão do dia no pavilhão da Senhora do Monte, o grupo mostrou-se animado e dedicou o treino a ensaiar aspectos físicos, seguido de um jogo de recreação com o grupo dividido em três.
O Desportivo da Huíla ocupa a 12º posição da tabela geral de classificação do Girabola com três pontos, em quatro jogos, enquanto o seu adversário está dois lugares mais abaixo com a mesma pontuação e número de jogos.