Depois de uma época marcada pela luta pela manutenção até final do campeonato angolano de futebol, o Benfica de Luanda poderá ascender esta sexta-feira ao comando provisório do Girabola e assim pressionar o líder Libolo.

No arranque da 12.ª jornada, praticamente a meio da competição, o Benfica de Luanda, a surpresa positiva do Girabola2014, recebe em casa a formação do 1.º de Agosto.

Em caso de vitória, as "águias" da capital podem isolar-se, mesmo que provisoriamente, no comando do Girabola, esperando pela prestação do líder (mais dois pontos no arranque da jornada) Recreativo do Libolo, que, no sábado, recebe a equipa do 1.º de Maio, penúltimo classificado.

Ainda assim, a direção do Benfica de Luanda tem vindo a assumir que o objetivo é garantir desde já os pontos necessários à manutenção no principal escalão do futebol angolano.

Já o campeão em título, Kabuscorp, tem nova prova de fogo, com a visita ao terreno do Interclube. A seis pontos do líder Libolo, a direção do Kabuscorp apelou esta semana à calma dos adeptos, descontentes com os sucessivos maus resultados da equipa.

No banco do Clube Desportivo da Huíla, durante a visita de sábado ao campo do Benfica de Lubango, já não se vai sentar o treinador Mário Soares, dispensado no início da semana - o sexto da época no Girabola - devido aos maus resultados, que se traduzem no atual antepenúltimo lugar da tabela.

Programa da 12.ª jornada:

- Sexta-feira:

Benfica de Luanda - 1.º de Agosto

- Sábado:

Recreativo do Libolo - 1.º de Maio

ASA - Sporting de Cabinda

União do Uíge - Sagrada Esperança

Interclube - Kabuscorp do Palanca

Benfica do Lubango - Desportivo da Huíla

- Domingo:

Petro de Luanda - Bravos do Maquis

Progresso do Sambizanga - Recreativo da Caála