O Campeonato angolano de futebol da primeira divisão (Girabola) perdeu qualidade nos últimos anos, afirmou o antigo técnico dos Palancas Negras Oliveira Gonçalves.

Em entrevista à Angop, em que abordou o estado do futebol no país, o selecionador que orientou Angola no Mundial de 2006 justificou que, comparativamente às décadas de 80 e 90, a competição decresceu, fruto da falta de jogadores com elevada qualidade.

Em sua opinião o Girabola tem melhorado em termos organizativos, mas baixou na qualidade dos intervenientes, factor que afasta os adeptos dos estádios.

“Atualmente, os melhores do nosso campeonato são estrangeiros. Já não há jogadores como Ndunguidi, Jesus, Alves que arrastavam adeptos ao estádio, faltam talentos no nosso futebol”, apontou.

Indicou, como solução, uma maior aposta nos escalões de formação, realçando que é tarefa dos clubes formar e não a seleção nacional.

Oliveira Gonçalves é atualmente o mais categorizado treinador angolano. Conquistou em 2001 o campeonato africano de sub-20 na Etiópia, no mesmo ano participou no campeonato do mundo da categoria na Argentina. Em 2006 qualificou, pela primeira vez, os Palancas Negras ao mundial da Alemanha e em 2008 levou a seleção nacional aos quartos de final do CAN de 2008, no Gana.