O médio cabo-verdiano Gerson, que representava o Benfica de Luanda, é um dos cinco reforços da equipa de futebol do 1º de Maio de Benguela para a segunda volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que arranca este fim-de-semana.

O jovem médio já se encontra em Benguela e vai integrar, já a partir de sábado, o plantel da formação proletária orientada por Agostinho Tramagal, depois de na primeira volta actuar nos encarnados da capital.

Além de Gerson, o Benfica de Luanda emprestou ao 1º de Maio de Benguela dois outros jogadores para um período de sete meses, nomeadamente o defesa central Herman e o trinco Lito.

A lista de reforços confirmados tem também o ponta-de-lança Filipe, da Académica do Lobito, além do defesa central Luizão, proveniente dos escalões de formação do emblema proletário.

Em declarações a jornalistas a propósito das mudanças efectuadas, o vice-presidente para o Futebol do 1º de Maio, Rui Araújo disse que a aquisição dos cinco reforços visa cumprir uma exigência feita pelo técnico no sentido de dar outro alento à equipa.

Quanto ao regresso de Gerson, Rui Araújo salientou que o clube reconhece enorme qualidade e potencial, encarando-lhe como um reforço importante de uma equipa que luta pela permanência na fina-flor do futebol nacional.

Convicto de que esses reforços vão permitir à equipa uma bem-sucedida fuga aos lugares de despromoção, o veterano dirigente garante um grupo forte e bem dirigido para que as coisas corram melhor em relação à primeira volta.

Apesar de ocupar o 15ª lugar do Girabola com apenas nove pontos, Rui Araújo mostra-se confiante na luta pela manutenção, tendo tranquilizado a massa associativa que a direcção procura dotar a equipa sénior de bons valores.

Na 16ª jornada do Girabola, que marca o reinício da competição, o 1º de Maio, único conjunto “sobrevivente” de Benguela na 1ª Divisão, visita o União Sport do Uíge, lanterna vermelha, com sete pontos.

Fundado em 1981, o 1º de Maio de Benguela sagrou-se campeão nacional em 1983 e 1985. Igualmente, venceu a Taça de Angola em 1982 e 2007.