A derrota caseira do líder Recreativo do Libolo, que perdeu a invencibilidade na edição 2014 do campeonato angolano de futebol, foi uma das surpresas da 18.ª jornada do Girabola, disputada sexta-feira e sábado.

A receção do líder, em Calulo, ao Petro de Luanda, concentrava as atenções da jornada e não desiludiu, em termos de emoção e importância no campeonato.

A vitória por 2-1 dos "petrolíferos", emblema que que tem no currículo mais de 30 títulos nacionais, acabou por servir mais às contas da equipa da capital, que assim se aproximou dos primeiros.

Já o Libolo, apesar da derrota de hoje, a primeira em 18 jornadas disputadas, acabou por minimizar as consequências do resultado. É que o mais direto perseguidor, o Benfica de Luanda, não foi além de um empate a zero, em casa, com o antepenúltimo classificado, o 1.º de Maio.

Ainda assim, as "águias" da capital mantêm o segundo lugar, a oito pontos do líder, mas agora novamente partilhado com o Kabuscorp do Palanca, que bateu facilmente a equipa do Desportivo da Huíla por 2-0.

A “escaldante” partida entre o Sporting de Cabinda e o Progresso do Sambizanga, duas equipas que à entrada da jornada repartiam a nona posição, com 21 pontos, e que têm vindo a melhorar os resultados nos últimos jogos, acabou por terminar a zero.

O resultado é que estão agora três equipas com os mesmos pontos, mas na oitava posição, devido a outra das sensações da jornada.

O ASA, outro dos emblemas históricos do futebol angolano, acabou por ser derrotado em casa, no Estádio da Cidadela, pelo Benfica de Lubango.

Os "aviadores" perderam 2-0 com uma equipa praticamente condenada à descida e que nas últimas jornadas equacionou não comparecer em campo, devido às dificuldades financeiras.

A jogarem em casa, os "militares" do 1.º de Agosto cimentaram o quarto lugar, com a vitória de hoje sobre os Bravos do Maquis por um golo, duas equipas que à entrada da jornada estavam separadas por um ponto.

Resultados da 18.ª jornada:

- Sexta, 11 de julho:

Benfica de Luanda - 1.º de Maio, 0-0.

- Sábado, 12 de julho:

Recreativo do Libolo - Petro de Luanda, 1-2.

União do Uíge - Interclube, 0-0.

Sagrada Esperança - Recreativo da Caála, 2-1.

Sporting de Cabinda - Progresso, 0-0.

ASA - Benfica de Lubango, 0-2.

Kabuscorp do Palanca - Desportivo da Huíla, 2-0.

1.º de Agosto - Bravos do Maquis, 1-0.