As formações do Sagrada Esperança da Lunda Norte (6º classificado) e do 1º de Agosto (4º) disputam quarta-feira, na cidade do Dundo, o jogo de maior cartaz da 22ª jornada do Girabola2014.

Com os mesmos 34 pontos, os contendores empataram a zero bolas na primeira volta, no estádio 11 de Novembro, em Luanda. Os diamantíferos conquistaram o troféu apenas uma vez, enquanto o 1º de Agosto fê-lo em nove ocasiões.

Na jornada anterior (21ª), a formação da Lunda Norte "arrancou" um empate nulo ao Kabuscorp do Palanca (campeão em título), em Luanda, enquanto os militares baquearam (1-2), na deslocação ao terreno do 1º de Maio de Benguela.

O líder da compita, Recreativo do Libolo, com 50 pontos, recebe em Calulo o Desportivo da Huíla (11º com 23 pontos), num jogo teoricamente de menor grau de dificuldades para os anfitriões, face aos últimos resultados de ambos.

Na primeira volta, a formação do Cuanza Sul, que persegue o seu terceiro título nesta prova, goleou o adversário na cidade do Lubango (4-1).

O Kabuscorp do Palanca, segundo colocado com 42 pontos, tem uma deslocação difícil ao terreno do Sporting de Cabinda (13º/22), pós resultado tangencial (3-2) na primeira volta, no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Depois de ter baqueado na ronda anterior diante do Petro de Luanda (0-2), o Benfica de Luanda defronta o Progresso do Sambizanga, que foi surpreendido pela modesta formação do União Sport do Uíge, no estádio da Cidadela.

Neste "derby", o Progresso tentará quebrar a onda de sucessivos empates e relançar a sua campanha na corrida a um lugar de acesso às Afrotaças.

O Benfica, que ocupa o terceiro lugar com 39 pontos, é dos candidatos ao título mais próximo deste desiderato, a semelhança do Kabuscorp do Palanca, 1º de Agosto e Petro de Luanda, numa prova liderada isoladamente pelo Recreativo do Libolo (50).

Interclube e Petro Atlético protagonizam o segundo "derby" luandense, no estádio 22 de Junho. Com sorte semelhante na passada jornada, mas com números diferentes, os intervenientes vão para o relvado com o objectivo de proporcionarem bom espectáculo e atenções viradas na conquista dos três pontos. Os polícias foram à cidade do Lubango vencer o Benfica local por 1-0, enquanto os petrolíferos ganharam aos encarnados da capital, por 2-0.

O FC Bravos do Maquis, com poucas hipóteses de atingir os três primeiros lugares da prova, viaja para a capital do país, ao encontro do Atlético Sport Aviação (ASA). Os dois conjuntos, que empataram na jornada passada, estão separados por oito pontos (33/25), em sétimo e oitavos lugares, com vantagem para os forasteiros.

O União do Uige após ter empatado (1-1) na sua deslocação à Luanda frente ao Progresso do Sambizanga, recebe o Recreativo da Caála do Huambo, que também conseguiu igualdade (2-2) na recepção ao Atlético Sport Aviação (ASA).

As duas equipas estão separadas por oito pontos (23/15), em 12º e 15º lugares, com vantagem para a formação do planalto central.

No fundo da tabela, o Benfica do Lubango, um dos principais candidatos a descida de escalão, será visitado pelo moralizado 1º de Maio de Benguela.
Na ronda anterior, os locais perderam para o Interclube, por 0-1, enquanto os proletários, da cidade das “Acácias Rubras”, derrotaram o 1º de Agosto por 2-1, quando estavam em desvantagem no marcador durante o primeiro período.

Na tabela, os “encarnados” das terras altas da Chela somam 13 pontos, na 16ª e última posição, enquanto os visitantes estão em 14º com 17.