Os “militares” do 1.º de Agosto venceram hoje, fora de portas, a formação "diamantífera" do Sagrada Esperança, no jogo “grande” da 22.ª jornada do campeonato angolano de futebol (Girabola).

As duas formações surgiam, à entrada da jornada, na quarta posição, com os mesmos pontos e tentando a aproximação ao trio da frente.

Com a vitória por 2-1 na Lunda Norte, o 1.º de Agosto, da capital, isolou-se, deixando para trás um novo trio no quinto lugar, todos com os mesmos pontos.

São os casos, além do Sagrada Esperança, do Petro de Luanda, que foi ao terreno dos "polícias" do Interclube perder por 2-1, e do Bravos do Maquis, que arrancou um empate a zero no recito dos "aviadores" do ASA.

No topo da tabela, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu, no Calulo, o Desportivo da Huíla, resultado que, apesar da diferença mínima (1-0), permitiu recuperar dos dois empates consecutivos concedidos pelo líder nas duas jornadas anteriores.

A mesma marca foi obtida pelo "vice" líder, o campeão em título (2013) Kabuscorp do Palanca, que foi a Cabinda vencer os "leões" locais, consolidando desta forma a posição na tabela, mas mantendo os oito pontos de desvantagem para o Libolo.

Agora pressionado sobretudo pelo 1.º de Agosto no terceiro lugar, o Benfica de Luanda também regressou às vitórias, batendo por 2-1, em casa, num jogo disputado no Estádio dos Coqueiros, os vizinhos do Progresso de Sambizanga.

Na cauda da tabela, destaque para o embate entre dois "aflitos". O Benfica Petróleos de Lubango acabou por superar, por 3-2, a formação do 1.º de Maio, na luta pela manutenção no Girabola.

O principal campeonato angolano de futebol sofre agora uma pausa na competição, devido aos compromissos da seleção nacional na jornada dupla de qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015.

As primeiras partidas dos "Palancas Negras" nesta qualificação disputam-se com o Gabão, a 06 de setembro, em Libreville, e com o Burkina Faso, a 10 de setembro, em Luanda.

Resultados da 22.ª jornada:

- Quarta-feira, 27 de agosto:

Sagrada Esperança - 1.º de Agosto, 1-2.

Benfica de Lubango - 1.º de Maio, 3-2.

Recreativo do Libolo - Desportivo da Huíla, 1-0.

ASA - Bravos do Maquis, 0-0.

Sporting de Cabinda - Kabuscorp do Palanca, 0-1.

Interclube - Petro de Luanda, 2-1.

Benfica de Luanda - Progresso de Sambizanga, 2-1.

União do Uíge - Recreativo da Caála (adiado para quinta-feira).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.