A equipa do Domant Futebol Clube do Bula Atumba logrou domingo a qualificação ao Campeonato Angolano de futebol da primeira divisão de 2015, protagonizando assim um facto inédito, por colocar a província do Bengo pela primeira vez na maior prova oficial da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Com este apuramento, fruto da vitória por 1-0 alcançada em Cabinda diante do Real do Mbuco local, a formação do Domant Futebol Clube coloca o Bengo no gráfico das 18 províncias do país participantes no Girabola.

A população do Bengo festeja efusivamente a qualificação do Domant FC ao Girabola de 2015, encorajando os jogadores, equipa técnica e a direção do clube pelos esforços e empenho demonstrado ao longo dos cinco anos para que trouxesse à província do Bengo o campeonato nacional da primeira divisão.

Esta constitui uma vitória de toda população do Bengo que vai dignificar a atividade desportiva, em particular o futebol na província.

O Domant Futebol Clube conseguiu granjear prestígio no futebol nacional e o seu apuramento ao Girabola de 2015 também estimulará a hotelaria e turismo na província, com a presença na cidade de Caxito de adeptos de outras províncias, sempre que esta equipa (Domant FC) jogar no seu reduto.

Para além do sector hoteleiro e turismo, o futebol contribui para o desenvolvimento da região e com o apuramento do Domant Futebol Clube ao Girabola vai beneficiar também outros sectores, sendo desde já necessário que se estruturem, assim como se apetrechem, para poder receber condignamente os adeptos forasteiros que nesta província virão assistir aos jogos.

Com efeito, constitui também motivo de alegria para os jovens locais pois vai incentivar a massificação do desporto a nível da província do Bengo, assim como permitirá ao governo local a construção e reabilitação de mais infraestruturas desportivas.

Acreditamos que com o apoio do governo da província em suportar alguns encargos visando a uma boa participação que lhe garante ficar nos lugares cimeiros e concomitantemente a manutenção na prova, uma vez que os gastos serão elevados, a equipa do Domant Futebol Clube deverá trabalhar no sentido de poder conseguir angariar mais sócios para sua estabilidade financeira.

A província nunca teve representante no Girabola desde a sua criação a 26 de abril de 1980 e isso é realmente um feito que se pode considerar histórico, porque desde a formação da equipa do Domant FC notou-se a entrega, o sacrifício dos dirigentes e de todos os seus integrantes, desde o primeiro ano que começou a participar no campeonato da segunda divisão, sempre ansiava-se ter o Domant do Bengo na primeira divisão.

A partir de agora uma nova etapa se coloca à frente de todos os citadinos do Bengo, uma vez que exigirá mais responsabilidades, organização, dedicação, empenho e disciplina, para que a equipa do Domant Futebol Clube possa participar no Girabola 2015 com afinco.

Pretende-se ainda que a equipa do Domant Futebol Clube esteja no Girabola não apenas como um mero participante, mas sim que compita no campeonato da primeira divisão de igual para igual com os principais candidatos para se manter ou permanecer por muitos anos, dando muitas alegrias aos amantes de futebol, massa associativa e a população da província do Bengo em geral.

Agora, deve-se moralizar cada vez mais o grupo, dar-lhes orientações, estimulá-los para que haja vontade, espírito forte, coesão por forma a atingir-se grandes objetivos que é trabalhar para manter o clube no Girabola e evitar à subida e descida do escalão maior do futebol nacional.

A direção do Domant Futebol Clube surpreendeu bastante pela forma dinâmica e unidade demonstrada, durante a prova, sobretudo o enquadramento dos jogadores nas partidas disputadas, na qual se encoraja a melhorar cada vez mais na organização condigna, mormente nos domínios administrativo e financeiro visando a manutenção no campeonato nacional da primeira divisão, em 2015.

O Domant FC do Bula Atumba liderou a série A de apuramento, com 18 pontos, seguido do Real Mbuco de Cabinda (13).

Competiram ainda neste grupo as equipas do Polivalente FC, Porcelana FC do Cuanza Norte e Construtores do Uíge. Desistiu por problemas financeiros o Esperança do Congo (Zaire).