Depois de conquistas e momentos de glória em 1983 e 1985, a equipa principal do histórico Estrela Clube 1.º de Maio de Benguela corre o risco de despromoção no campeonato angolano de futebol da primeira divisão, quando restam três jornadas para o fim do Girabola2014.

Ao somar 24 pontos, na 14.ª posição da prova, os comandados de Agostinho Tramagal, contratado para salvar o emblema benguelense, terá na 28.ª ronda uma difícil tarefa de visitar o Recreativo da Caála, na Cidade do Huambo, procurando os três pontos que lhe permitirão fugir à zona de risco.

A situação do único representante da edilidade das “acácias rubras” foi agudizada na passada semana, após derrota caseira diante do líder Recreativo do Libolo, por 1-2, deixando atónito a sua direção, sócios e adeptos.

A acontecer a despromoção, muito também por razões da crise diretiva e financeira que levou a demissão do presidente de direção Octávio Pinto, mesmo com alguns apoios por parte do empresário Bento Kangamba, igualmente “patrão” do Kabuscorp, será uma repetição da descida da época de 2012.

Fundado em 1980, o 1.º de Maio de Benguela, atualmente dirigido pelo carismático Rui Araújo, conta no seu palmarés, além dos dois títulos no Girabola (1983-1985), a conquista de três Taças de Angola, 1982/83 e 2007, bem como duas Supetaças, em 1984/85.

Na mesma turbulência, mas em situações piores aos dos “Proletários” , estão as formações do Benfica do Lubango e da União Sport do Uíge, que ocupam a 15.ª e 16.ª posições da prova, com 20 e 17 pontos, respetivamente.

Quanto às “Águias” da província da Huíla, praticamente têm a sua sentença ditada, e recebem no seu reduto o campeão e segundo classificado Kabuscorp do Palanca para cumprir calendário, uma vez que até final da prova poderão atingir somente os 29 pontos, caso vençam todos os jogos restantes, pontuação já conseguida pelo ASA (12.º) e Desportivo da Huíla (13.º). Apesar de surgirem no longínquo ano de 1932, registaram a última despromoção em 2010.

Em relação ao representante da província do Uíge, fundado em 24 de Maio de 2012, que marca estreia no convívio dos grandes do futebol nacional, só mesmo o recurso entreposto à FAF ainda dá-lhes esperança de permanência. Caso contrário apenas cumpre calendário frente o Sporting de Cabinda na próxima jornada.

O Girabola2014 é liderado pelo Recreativo do Libolo, do Cuanza Sul, com 62, seguido do Kabuscorp do Palanca, com menos quatro.