O Recreativo do Libolo, líder do campeonato angolano de futebol (Girabola), desloca-se sábado a Luanda para defrontar o Atlético Sport Aviação (ASA), num jogo que pode definir o título ou deixar a formação do Cuanza Sul a uma vitória da reconquista do troféu.

Com 62 pontos, o Libolo precisa somar 68 pontos (mais duas vitórias) para garantir a primeira posição, mas um deslize do Kabuscorp do Palanca, segundo colocado, no sábado, poderá antecipar a festa da turma do Calulo, que totalizará 65 se vencer sábado o ASA, pontuação impossível de ser ultrapassada.

Diante dos "aviadores", o representante do Cuanza Sul é favorito à conquista dos três pontos, mas não será fácil superar um adversário que luta pela fuga à despromoção. Com 19 pontos, na 12ª posição, o ASA vê-se obrigado a pontuar nos três jogos que faltam, sob pena de carimbar o passaporte para segunda divisão. A procura do título e da manutenção são os "ingredientes" que tornam este encontro como um dos principais da jornada.

Ainda com esperanças na revalidação do troféu, o Kabuscorp do Palanca, vice-líder com 58 pontos, visita o já despromovido Benfica do Lubango. Teoricamente o conjunto de Lami, Meyong e companhia não terá dificuldades em regressar com os três pontos, uma vez que tem um plantel superior tecnicamente e o adversário não tem nada a perder. Um resultado que não a vitória poderá significar a perda do título nacional para o Libolo.

O Interclube recebe no estádio 22 de Junho o 1º de Agosto, naquele que é o jogo mais equilibrado da 28ª jornada. Sem grandes ambições classificativas, uma vez que não têm qualquer hipótese de discutir o título nem pelo menos um lugar nas afrotaças, os dois "colossos" do Girabola jogam pela honra.

Separados por oito pontos, com os "militares" melhor posicionados (43 pontos/4º), as duas equipas têm condições de proporcionar um bom encontro de futebol, tendo em conta o nível dos jogadores que constituem os seus respetivos plantéis. O 1º de Agosto atravessa um momento de forma melhor do que o seu adversário, mas neste tipo de confronto a motivação dos jogadores é outra e nem o lugar que o Interclube ocupa (9º/35) deverá influenciar a partida.

O Petro de Luanda (5º/42) joga diante do Desportivo da Huíla (13º/29) no estádio 11 de Novembro, sábado, num desafio em que é mais importante pontuar para o conjunto da Huíla que tenta "escapar" a despromoção. Para os "petrolíferos", a vitória torna-se importante porque motiva os jogadores e equipa técnica, além de mantê-los no encalço do seu eterno rival que se encontra um lugar a frente na classificação (1º de Agosto).

O progresso do Sambizanga (8º/36) defronta o FC Bravos do Maquis (6º/41) na Cidadela, no único encontro agendado para domingo, num jogo que se adivinha equilibrado. Os "Sambilas" têm alternado bons e maus jogos e esta irregularidade se reflecte na posição que ocupam, apesar do investimento. O representante do Moxico está num honroso sexto posto de forma merecida, embora o objectivo esta época fosse outro, depois da campanha de 2013.

O também despromovido União Sport do Uíge (16º/17) recebe o Sporting de Cabinda (11º/30) que pretende manter-se no Girabola. Os "Leões do norte" são favoritos a conquistar a vitória, mas estarão perante um adversário que não pretende "afundar" sozinho e atua diante do seu público.

Sexta-feira, na abertura da ronda, o Benfica de Luanda (3º/52) joga frente ao Sagrada Esperança (7º/37). As águias da capital vão procurar vencer e aguardar por deslizes do Kabuscorp do Palanca para ascender ao segundo posto, posição que dá acesso a uma das vagas nas Afrotaças.