O Recreativo do Libolo pode sagrar-se campeão angolano de futebol já este sábado, caso vença em Luanda o ASA, na partida a contar para a 28.ª jornada do Girabola, e se o Kabuscorp não fizer o mesmo.

A três jornadas do final da competição, e depois de ter perdido nas últimas semanas mais de metade dos nove pontos que chegou a ter de avanço sobre o segundo classificado, o Libolo entra na reta final com o terceiro título nacional ameaçado apenas pelo Kabuscorp do Palanca.

As duas equipas estão separadas por quatro pontos, com nove em disputa. Em caso de igualdade pontual, a vantagem é para o Libolo, face aos resultados do confronto direto com o Kabuscorp (vitória e empate).

No Estádio da Cidadela, em Luanda, o líder Libolo joga com os "aviadores" do ASA, que ainda precisa de confirmar a continuidade na principal divisão. Uma partida que pode fazer toda a diferença para confirmar o título angolano para a equipa do Cuanza Sul ou baralhar as contas.

À mesma hora (15:30), o ainda campeão em título vai ao terreno do Benfica de Lubango, praticamente despromovido da principal divisão nacional.

Apesar da falta de argumentos das "águias" da província da Huíla, o Kabuscorp vai entrar a com a pressão de não poder perder pontos e com o ouvido em Luanda.

A jornada 28 abre na sexta-feira com a receção do Benfica de Luanda aos "diamantíferos" da Sagrada Esperança. As "águias" da capital já estão confirmadas no terceiro lugar, classificação que compara com o tremido 10.º posto de 2013 e a ameaça de descida de divisão que na altura chegou a colocar-se.

Com Benfica de Lubango e Uíge virtualmente despromovidos, o 1.º de Maio de Benguela vai ao Huambo defrontar o Recreativo da Caála, ainda a tentar salvar-se da descida, necessitando para isso de ser aproximar ao ASA e ao Desportivo da Huíla, que estão a cinco pontos.

Com a atribuição do título ao rubro e as descidas de divisão praticamente confirmadas, esta antepenúltima jornada do Girabola2014 fica ainda marcada por um duelo entre "polícias" e "militares", na receção do Interclube ao 1.º de Agosto, um dos mais emotivos dérbis da capital angolana.