O jogo 1.º de Maio de Benguela-ASA, entre duas equipas à beira da despromoção, e o dérbi Kabuscorp do Palanca-Petro de Luanda, ambos marcados para sábado, às 16h00 locais, destacam-se na 29.ª jornada do Girabola2014.

Os "proletários", décimos quartos com 24 pontos, têm obrigação de vencer o duelo para continuarem a sonhar com a permanência na primeira divisão. Para os "aviadores" (13.º com 29 pontos), um empate em Benguela ditará a sua salvação.

Apesar da diferença de cinco pontos que os separa na tabela classificativa, ambas têm sido muito irregulares em termos competitivos, daí a alternância entre o "mau e bom". Contudo, espera-se uma partida muito aguerrida a julgar pelos objetivos dos contendores bem como um sentido de desforra depois de no último confronto o ASA ter ganho por 2-1. O outro "prato quente" da ronda opõe o segundo colocado, Kabuscorp, com 59 pontos, ao Petro (5.º com 45 pontos).

Com o título antecipadamente entregue ao Recreativo do Libolo, o conjunto do Palanca mantém a obrigação de vencer para manter a distância do, Benfica de Luanda, terceiro com 53.

Os "tricolores", por seu turno, jogarão pela honra, já que nesta época estiveram longe dos objetivos obter o troféu, como preconizou a sua direção. Ainda assim, aguarda-se o desafio com expectante, a julgar do grande público as duas acarretam para o estádio quando se defrontam.

O Kabuscorp com as suas melhores pedras, com realce para os medio Lami, Breco, Adawa e o melhor marcador da prova Meyong, com 16 pontos, tentarão a todo custo arrancar os três pontos, diante dos “tricolores”, que têm o seu atacante Job em boa forma desportiva e o ponta de lança, o senegalês Keita.

Contudo, prevê-se um duelo renhido, onde o plantel do Palanca se encontra em desvantagem, a julgar pela última partida entre ambas: vitória dos petrolíferos por 2-0.

Noutro desafio de capital importância, o Desportivo da Huíla (13.º com 29), que também necessita de pontos para ficar no Girabola, recebe o já aliviado Progresso do Sambizanga, oitavo posicionado com 36 pontos.

O Sporting de Cabinda, 11.º com 30 pontos, terá uma tarefa difícil, quando medir forças com os benfiquistas, que ainda aspiram a segunda posição, caso vençam em Cabinda.

O 1º de Agosto (4.º com 46), que também esteve aquém da expectativa depois do investimento que fez no início da época com reforço como Mateus Galiano, Ibukun, terá pela frente o já despromovido Benfica do Lubango (15.º com 21 pts).

Os rubro-negros, sem qualquer hipótese de representarem o país nas Afrotaças2015, ainda que vençam têm poucas chances de atingir o terceiro posto do Girabola2014. Também baquearam na Taça de Angola, ante o Kabuscorp, por 0-1, nos quartos-de-final.

A jornada 29 completa-se com FC Bravos do Maquis (6.º com 44) - Recreativo da Caála (10.º com 34), Recreativo do Libolo-União Sport do Uíge (16.º e último classificado, com 20 pontos).

O Sagrada Esperança (7º com 38) defrontará o Interclube (9.º com 35). Todas as partidas iniciarão às 16 horas locais.