Três equipas das províncias do Bengo, Benguela e Lunda Sul vão disputar a edição do Girabola 2015, o principal campeonato angolano de futebol, mas jogam ainda entre si, na próxima semana, para apurar o campeão nacional da segunda divisão.

De acordo com informação da Federação Angolana de Futebol (FAF) enviada hoje à Lusa, a equipa do Domant Sport Clube do Bengo venceu a série A da segunda divisão nacional, pelo que se estreia no Girabola em 2015.

Será também a primeira vez que a província do Bengo estará representada no principal campeonato de futebol de Angola, através da equipa do município de Bula Atumba.

Da série B qualificou-se o Académico Petróleos do Lobito (Benguela), que assim regressa ao convívio dos “grandes”, enquanto o Progresso do Sambukila, da Lunda Sul, venceu a série C do campeonato nacional da segunda divisão de 2014 e leva o município de Saurimo ao Girabola.

Ainda segundo informação da FAF, estas três equipas começam sexta-feira a disputar o título de campeão da segunda divisão nacional, num modelo de uma única volta, com as três partidas agendadas para Saurimo, na Lunda Sul.

O Girabola 2014 terminou na quarta-feira, com a consagração do Recreativo do Libolo como novo campeão nacional de futebol, o terceiro título conquistado nos últimos quatro anos.

No fundo da tabela foi confirmada a descida à segunda divisão do 1.º de Maio (Benguela), do Benfica de Lubango (Huíla) e do União do Uíge (Uíge).