O técnico do Recreativo do Libolo, Miller Gomes, assumiu que uma das metas para se atingir o sucesso é a organização que a sua equipa vem experimentando há anos. O técnico campeão nacional falava em Luanda na sexta-feira quando intervinha no 1º Fórum sobre liderança desportiva, realizado numa das unidades hoteleiras da capital e organizado pela Academia de Futebol de Angola (AFA).

Ao debruçar-se sobre a experiência angolana, a perspectiva da formação do atleta, fez uma incursão sobre o futebol informal que é praticado nas ruas e bairros, passando pelos clubes já acompanhado por infra-estruturas e organização para culminar na Academia onde a formação e o estudo vão se despontando.

"Vim transmitir aquilo que são as minhas vivências uma vez que também vim da rua até ser inserido no clube e depois passar a minha vida como jogador e treinador", disse.

Para si, o que impede o sucesso do futebol nacional é o mau trabalho feito na base onde a falta de condições e organização são as principais notas a destacar.

Segundo o técnico, existe algum trabalho a ser feito, mas na sua grande maioria ainda de maneira empírica e com alguma falta de preparação de quem trabalha com crianças que já nascem com o talento.

Por seu turno, o professor João Paulo Paulo Medina, da Universidade do Futebol do Brasil, no processo de formação todos os valores devem ser tidos em conta, no sentido de moralizar sempre as crianças que um dia almejam chegar ao sucesso.

Já o Coordenador executivo para a formação no FC do Porto, Paulo Noga, disse ter sido um momento ímpar, ter partilhado o conhecimento “com gente que sabe e mostra querer aprender mais acerca do futebol em Angola e a formação de jovens futebolista passa um pouco por eventos de género e que a ciência nos dias de hoje não deve ser descurada”.

Na sua óptica, os aspectos relacionados com a alimentação, psicologia e medicina, devem estar patentes nos grupos de formação para futebolistas, para que muito cedo possam ser corrigidas possíveis falhas existentes.

Alberto Gialdez Diaz, antigo coordenador de formação do Real Madrid, ao falar sobre a realidade espanhola disse que antes de tudo nos clubes ou núcleos desportivos formam-se homens para a sociedade quando o primeiro passo para a criança ou adolescente é futebol.

"Temos que ter cuidado na formação de base de um futebolista porque as vezes esta nasce com o talento mas não é tudo para se chegar ao topo, visto que é necessário em grande parte dos casos um trabalho com um especialista", disse.

Valorizou a iniciativa da AFA e garantiu que o evento é sinal de que Angola está interessada a crescer na arena desportiva internacional ao realizar este evento onde cada um traz o seu contributo.