O médio Gilberto foi afastado da equipa principal de futebol do Petro Atlético de Luanda até ao final do seu vínculo contratual, em junho de 2015, devido a problemas disciplinares, foi anunciado, nesta cidade, pelo presidente de direção do clube petrolífero, Tomás Faria.

O dirigente fez estas considerações quando fazia o balanço das atividades desenvolvidas no presente ano, tendo considerado negativa a prestação da equipa de futebol, por aquilo que foi projetado ao princípio da época, que perspetivava conquistar o campeonato nacional e a taça de Angola.

Segundo informou, o jogador havia protagonizado atos de indisciplina em duas ocasiões, considerados graves, dentro de um grupo de trabalho.

Faria indicou que o atleta, depois de ter cometido o primeiro erro, tinha sido convocado pela direção do clube para que actos de género não voltassem a acontecer para não provocar instabilidade na equipa. "O Gilberto prometeu que não voltaria acontecer, no dia 17 de setembro deste ano. No dia 20 do mesmo mês, voltou a cometer mais uma situação desagradável, desta vez com o treinador principal. Criou mau ambiente e decidimos suspendê-lo" – explicou.

De acordo com o responsável, após a realização do inquérito, o jogador foi novamente convocado para lhe ser transmitido o resultado final. "Pediu que fosse consultar a família e depois daria resposta da posição a tomar. Até ao momento não se apresentou para fazer face à sua posição. O Petro teve apenas o bom senso porque nos estatutos não se prevê convocar ou mimar jogadores quando acontecem estes tipos de casos. Gilberto está a faltar respeito a esta direção e não está a ser humilde", desabafou.

Tomás Faria disse, por outro lado, que em virtude desta situação o jogador vai continuar ligado ao clube até junho de 2015, mas terá de trabalhar com as camadas jovens sob pena de serem tomadas outras decisões.