A situação financeira que o Petro de Luanda está a viver ditou os resultados negativos nas modalidades de futebol, basquetebol e andebol, disse esta terça-feira, em Luanda, o presidente da direção, Tomás Faria.

Em conferência de imprensa realizada na sede do clube, cujo tema principal foi a abordagem atual do clube, o líder "tricolor", sem avançar números, disse que o seu elenco encontrou um passivo bastante alto que não era compatível com o que o clube recebe do seu patrocinador principal.

"Para a atividade desportiva as máquinas são os atletas e gerir pessoas com problemas financeiros é um desafio muito grande. Não sei se muita gente seria capaz de enfrentar esta situação", frisou.

"Chegámos a um ponto da situação em que era quase impossível exigir mais dos atletas. Quando se chega a este estado é complicado. Apesar disso temos que enaltecer o bom comportamento de maior parte dos atletas que conseguiram chegar até ao final das provas, muitos dos quais sem saber qual seria o seu destino", referiu.

Afirmou terem atletas na modalidade de andebol que chegaram a ficar sem salários, porque não tinham contrato, e a direção do clube teve que motivá-los para poderem chegar até a final da temporada, situação que querem evitar no futuro.

Tomás Faria deixou uma nota de apreço aos treinadores e atletas, particularmente nas modalidades mais visíveis, como são os casos do andebol, basquetebol e futebol, que conseguiram manter-se firme mesmo perante as vicissitudes constatadas.

Na temporada finda, o Petro de Luanda no futebol ficou na quinta posição, com 48 pontos, e foi finalista derrotado na Taça de Angola.

Já no andebol feminino, perdeu o campeonato nacional e a Taça dos clubes Campeões, tendo conquistado a Supertaça Francisco de Almeida, Taça das Taças e Supertaça Babacar Fall.

No basquetebol ficou em terceiro lugar no campeonato nacional e revalidou a conquista da Taça de Angola.

Para o quadriénio 2015-2018, a direção, no seu projecto desportivo, pretende tornar-se líder de forma permanente nas modalidades de futebol, basquetebol e atletismo e preservar a hegemonia na conquista de troféus no andebol feminino e ginástica.