A preparação do torneio pré-olímpico de andebol feminino, que Angola recebe em março próximo, e o anúncio da desistência do Petro de Luanda da luta pelos títulos no futebol e basquetebol dominaram os últimos sete dias do desporto angolano.

Numa semana que encerra com o Interclube a iniciar com triunfo a defesa do seu título continental em basquetebol feminino, a seleção feminina prepara em Portugal a participação no torneio que apura o único representante africano aos Jogos do Rio de Janeiro’ 2016.

Em Portugal, as andebolistas venceram quarta-feira a congénere lusa, por 32-22, e dois dias depois perderam com a equipa do FC do Porto, por 25-27.

A direção do Petro de Luanda, clube com mais conquistas no futebol angolano, anunciou que no próximo Girabola o clube não estará engajado na luta pelo título, priorizando o lançamento de um projecto que visa reorganizar o clube até 2018.

A decisão estende-se ao basquetebol, em que os petrolíferos são os segundos mais ganhadores, depois do 1º de Agosto. Entre as modalidades de ponta do clube tricolor, apenas o andebol feminino (super-campeão em Angola e em África) vai continuar na senda das conquistas em 2015.

Ainda sobre o futebol do Petro, a direção anunciou que vai continuar a honrar o contrato (até junho de 2015) que tem com o médio Gilberto. Afastado por indisciplina da equipa principal, o capitão dos Palancas Negras não volta a alinhar pela equipa.

Também o hóquei em patins esteve em alta na semana, com o 1º de Agosto a opor-se à favorita e detentora do título Académica nos "play-off" da final a melhor de cinco jogos. A última e decisiva partida está marcada para segunda-feira, já que se regista uma igualdade a duas vitórias.

Esta final iniciou com triunfo claro dos académicos (7-1), mas os "militares" deram a volta somando duas vitórias sucessivas. Os detentores do título igualaram na quarta partida e forçaram a "finalíssima".

A semana constituiu a antecâmara dos VI Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) de sub-18 deste ano em Bulawayo, Zimbabwe (de 5 a 14 de Dezembro) e o Africano júnior de xadrez que Angola alberga a partir de segunda-feira em Saurimo (Lunda Sul).