Bento Valente é o novo diretor de formação do clube de futebol angolano 1º de Agosto. O técnico português aceitou o convite para trabalhar no clube angolano em prol da formação juvenil em Angola.

Há cerca de 25 anos que Bento Valente tem criado um currículo em prol do futebol juvenil, desenvolvendo o jovem atleta. O técnico aceitou o convite do 1º de Agosto e demonstrou-se motivado para trabalhar com o plantel, beneficiando o clube e a formação em Angola: "A empatia que sempre tive pelo povo angolano, o sonho que sempre tive de trabalhar em Angola e o projeto que me foi apresentado foram as razões que me levaram a aceitar o convite. É um projecto de grande dimensão e um enorme desafio para qualquer treinador", afirmou.

Segundo o técnico, o trabalho começará com a avaliação da realidade do clube, de forma a perceber onde estão as maiores dificuldades neste momento e conhecer a qualidade dos atletas. "Já tive a oportunidade de reparar no potencial do jovem atleta angolano e o primeiro passo será trabalhar no desenvolvimento de vários setores do departamento de futebol juvenil que sirvam para melhorar a qualidade da área técnica. O trabalho será doloroso e não trará resultados de um dia para o outro, mas com paciência irá certamente trazer frutos para o futebol angolano", garante.

Questionado sobre a possibilidade de novos técnicos estrangeiros aderirem ao projeto, Bento Valente afirma: "Existe a possibilidade de virem novos técnicos de Portugal para serem inseridos neste projeto, uma situação que será analisada nos próximos dias. O treinador angolano fará parte do projeto e será a base do mesmo, pois estamos a trabalhar com meninos angolanos e precisamos de alguém com um conhecimento específico da realidade angolana”, explica.

O diretor-geral do 1º de Agosto, Fernando Barbosa, fez questão de lembrar que o contrato assumido com o técnico português não assume nenhuma data limite: "Nós não estamos preocupados com o tempo, o processo de formação de jovens futebolistas leva tempo. Para formarmos um jovem levamos no mínimo dez anos para que possamos ter o resultado do trabalho que foi desenvolvido 'a posteriori'".

O diretor reconheceu ainda o trabalho do antigo treinador de formação do Sporting Clube de Portugal, clube de prestígio internacional e que conta com uma das melhores escolas de formação conhecidas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.