O técnico Miller Gomes, que conduziu o Recreativo do Libolo ao título do Girabola2014, vai deixar a formação campeã nacional para dedicar-se à sua formação profissional, indica a página oficial do clube do Cuanza Sul na internet.

De acordo com um comunicado assinado pelo presidente de direcção, Rui Campos, o treinador vai frequentar o curso de nível III da UEFA, a convite da Federação de Futebol da Escócia.

“Desde há cerca de dois meses que Miller Gomes havia recebido alguns convites para treinar na primeira Liga de Futebol em Portugal, mas o facto de ainda não possuir os níveis de formação III e IV, que a UEFA obriga, causou constrangimentos na aceitação desses desafios aliciantes para a sua carreira”, lê-se no comunicado.

O site acrescenta que “esta decisão obrigou a um profundo processo de reflexão por parte de Miller Gomes e da Direcção do Recreativo, ao longo dos últimos dois meses, dado que não existe, em Angola, um processo instituído de formação e Miller Gomes manifestou forte vontade de aproveitar esta oportunidade de frequentar os cursos de nível III e IV na Europa, ultrapassando, assim, um obstáculo que seria prejudicial à sua ascensão profissional”.

Assim, o Recreativo do Libolo, compreendendo e apoiando a decisão de Miller Gomes, facilitou todo o processo, tendo inclusivamente acertado custear parte substancial desta formação, ao longo deste ano de 2015, indica o comunicado.

Acrescenta a fonte que após dois meses de trabalho sobre o assunto, o presidente de direcção assegurou existir um plano para suprir a vaga, que ficou, no seu devido tempo e cumprindo o planeamento desejado, perfeitamente salvaguardada.

Miller Gomes chegou ao Libolo em junho de 2013, em substituição do português Henrique Calisto, após ter rescindido com o Petro de Luanda, alegadamente por maus resultados.