Habituado a preparar a época futebolística no exterior do país, o FC Bravos do Maquis vai optar este ano, pela primeira vez nos últimos seis anos, por um estágio pré-competitivo no país, que se inicia na província de Benguela.

Segundo uma notícia veiculada no site do clube, que não avança os motivos, e estágio termina na província da Huíla.

Adianta que o resto do grupo, junto com o treinador principal Victor Manuel, deve chegar a Luanda na noite deste sábado e segue domingo para Benguela.

Segunda-feira, já sob orientação de Victor Manuel e com a integração de mais 10 jogadores, o FC Bravos do Maquis ficará completo para dar início à segunda e última fase.

Ao contrário da primeira fase, a segunda cingirá em sessões bidiárias, combinado entre a componente física, tática e a técnica, no campo relvado da Base Aérea de Catumbela, província de Benguela.

Desde de 2007, o único representante do Moxico no Girabola alterna, em termos de países para preparação das épocas desportivas, entre Moçambique e Portugal.

Primeira etapa da pré-época foi um êxito

Ainda desfalcado (treinam 20 atletas), o grupo orientado interinamente pelo adjunto Alberto Cardeau priorizou a recuperação física para adquirir a performance desta vertente que se exige na alta competição.

A ida a Benguela aconteceu à última hora, devido a alguns “constrangimentos de programação” ainda não revelados pela direção, pois o estágio estava inicialmente marcado para Lisboa, capital portuguesa.

Falando no site do clube, o “capitão” Benvindo Regresso disse que a situação em nada vai atrapalhar a preparação da época futebolista, pois o grupo está “imbuído no trabalho árduo e sério”, sem diferença do local.

Apesar de manifestar o desejo da preparação ocorrer no exterior, como tem sido hábito nos últimos seis anos, referiu que os jogadores são todos profissionais e saberão gerir este momento que deve passar dentro de dias.

Durante a semana finda, a equipa sexta classificada do Girabola2014 montou o seu “Estado-Maior” no município de Benguela e a preparação está a decorrer no campo da Base Aérea Militar, na região da Catumbela (Benguela).