Com o regresso da Académica do Lobito ao Girabola, quatro anos depois, o estádio do Buraco, com capacidade para mais de cinco mil espectadores, volta este ano a ser palco de jogos oficiais do Girabola. A 37.ª edição do campeonato angolano de futebol da 1ª divisão, teve a sua abertura antecipada esta quarta-feira, com o empate a dois golos entre o Kabuscorp do Palanca e o Recreativo da Caála.

Construído na década de 1970, no bairro Santa Cruz, o Buraco é o estádio de futebol mais emblemático do Lobito e, antes da 25.ª edição do CAN2010, beneficiou de obras de reabilitação e modernização, contando agora com nova vedação, quatro postes de iluminação com holofotes de alta qualidade, novas balizas, relva natural de origem inglesa num campo de futebol com 110 metros de comprimento e 68 de largura, três balneários, entre outras dependências.

Graças às excelentes condições, o estádio acolheu, em finais de Janeiro de 2010, as Raposas do Deserto (seleção nacional da Argélia), que realizaram treinos não só de tarde, mas também de noite, antes de defrontar nas meias-finais o Egito, campeão do CAN de 2010.

Em 1999, o Buraco foi palco da inédita consagração da Académica do Lobito a vice-campeã nacional de futebol da 1ª divisão, após perder para o Atlético Sport Aviação (Asa), por 1-2. Desde então, o estádio esteve sempre na mira de grandes eventos, como o confronto da 2ª mão das Afrotaças contra o TP Mazembe, (2-3), em que atuaram nomes sonantes do futebol congolês, como Tresor Mputu, Kutchu e Kidiaba.

Na 1.ª volta da maior competição do futebol nacional, o “Buraco” recebe os jogos Académica do Lobito-1º de Agosto (2.ª jornada), Académica do Lobito- Desportivo da Huíla (4.ª jornada), Académica do Lobito-Progresso Sambizanga (6.ª jornada), Académica do Lobito-Sporting de Cabinda (8.ª jornada), Académica do Lobito-Inter de Luanda (10.ª jornada), Académica do Lobito-Progresso Lunda Sul (12.ª jornada) e Académica do Lobito-Recreativo da Caála (15.ª jornada).

Devido à sua magnitude e o histórico de receber grandes acontecimentos, o troço rodoviário que dá acesso ao Estádio do Buraco foi intervencionado a partir da estrada nacional número 100 que liga a cidade do Lobito a Benguela, permitindo aos autocarros e caravanas maior fluidez e segurança no transporte de equipas e claques de apoio ao futebol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.