A derrota surpreendente por 0-2 do 1.º de Agosto no terreno da Académica do Lobito, o empate (2-2) entre o campeão e o vice-campeão (Libolo e Kabuscporp) e a goleada de 5-2 imposta pelo Interclube ao Sporting de Cabinda, são as principais notas de realce da segunda jornada do Girabola2015, disputada no último fim-de-semana.

Contra todas previsões, a formação militar, uma das principais candidatas à conquista do título, foi superada na sua apresentação oficial nesta época futebolística, por um opositor que este ano regressa ao escalão maior.

Pelo número de golos consentidos, nota-se bem as dificuldades que o 1.º de Agosto encontrou para travar o ataque dos anfitriões, que contaram com o total apoio do seu público.

No jogo de destaque da ronda entre o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul e o Kabuscorp do Palanca (campeão e vice-campeão), disputado na vila de Calulo, terminou empatado a duas bolas.

Na temporada anterior, os anfitriões haviam ganho na primeira volta, por 1-0 e empataram (0-0) no segundo turno.

Esta partida serviu de teste para os dois conjuntos, tendo em vista aos jogos da segunda “mão” das preliminares de acesso à liga dos clubes campeões de África. O Libolo desloca-se ao terreno do Sanga Balende, da R. Democrática do Congo, enquanto o Kabuscorp recebe o Lydia do Burundi.

O Interclube, com um início positivo neste Girabola, obteve o segundo triunfo consecutivo, desta vez com uma goleada sobre o Sporting de Cabinda, por 5-2.

Na ronda anterior, os policias que no ano passado tiveram mau começo, foram ao Dundo ganhar ao Sagrada Esperança da Lunda, por 2-0.

O estádio 11 de Novembro que não abriu as portas para os adeptos, em função do castigo federativo aplicado ao Petro-Atlético, testemunhou a vitória (2-1) dos anfitriões sobre o FC Bravos do Maquis do Moxico.

Mesmo sem ambições da direção do clube nesta competição na conquista do título, a formação “petrolífera” mostrou a superioridade em relação ao adversário.

O Progresso do Sambizanga “tombou” na sua deslocação ao reduto do Progresso da Lunda Sul (1-2), na estreia do técnico Mário Calado.

Este é o primeiro triunfo do representante da Lunda Sul, após ter se estreado com derrota no terreno do Domant FC do Bengo, outro “caloiro” nesta prova.

O Benfica de Luanda, um dos representantes de Angola na Taça da Confederação, entrou bem no Girabola2015, com uma vitória sobre o Domant FC do Bengo, por 2-0.

Esta partida serviu igualmente de teste para os “encarnados” da capital, antes da viagem ao Burundi para o jogo da segunda “mão” diante do Ngozi local.

O Atlético Sport Aviação (ASA) e o Sagrada Esperança da Lunda Norte empataram (1-1) numa partida que serviu de estreia da equipa do aeroporto nesta edição, após ter ficado em branco na ronda inaugural devido ao adiamento com o Progresso do Sambizanga.

Outra igualdade, mas sem golos, registou-se no planalto central, entre o Recreativo da Caála do Huambo e o Desportivo da Huila.

Este foi o segundo desafio dos anfitriões no Girabola2015, após empate a duas bolas na primeira jornada frente ao Kabuscorp, enquanto os militares da frente sul realizaram o seu primeiro jogo.