O ex-futebolista francês Lilian Thuram, campeão mundial de 1998, visitou esta quarta-feira, em Luanda, as futuras instalações da academia de formação do 1º de Agosto, segundo clube angolano mais titulado do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, com nove troféus.

Recebido pelo diretor geral do clube militar, Fernando Barbosa, o antigo defesa francês tomou conhecimento de como vai funcionar a academia. Na ocasião, o jogador, que ajudou a França a vencer o Euro2000, afirmou tratar-se de uma estrutura que está a ser erguida com técnicas desenvolvidas, que permitirá a aparição de novos talentos a nível do futebol.

O antigo futebolista, que já atuou no Parma, Juventus (Itália), Mónaco (França) e Barcelona (Espanha), disse que a infra-estrutura, apesar de estar ainda em fase de construção, facilitará o surgimento de novos atletas, pelo que espera que seja "uma belíssima coisa".

Segundo constatou a Angop, com principal propósito de contribuir na formação de praticantes nacionais, no projeto da academia desportiva destaca-se o estádio de futebol com capacidade para 20 mil espectadores, que já tem o primeiro anel concluído e vai chamar-se França Ndalu, em homenagem a um dos fundadores do clube.

Localizado no distrito urbano da Maianga, comuna do Cassequel, na unidade de transmissões das Forças Armadas, a infra-estrutura dispõe, além do estádio, de um pavilhão multiusos, campo de ténis, internato, escritórios, ginásios, piscina olímpica, colégio, entre outros.

O internato, inaugurado no dia 4 de abril de 2014, já alberga 24 jovens praticantes, dispõe de seis quartos, sala de visitas, refeitório, áreas de trabalhos administrativos, sala de lazer, balneários e posto médico.

A formação "militar", que já possui outras infra-estruturas, movimenta, nos diversos escalões, as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, judo, karaté, voleibol, natação, xadrez, hóquei em patins, ténis, tiro e pesca desportiva.

Na sua agenda de trabalho, Lilian Thuram, que chegou terça-feira ao país, apresentou o seu livro de banda desenhada sobre o racismo na Embaixada Portuguesa (Instituto Camões) e visitou a Academia de Futebol de Angola (AFA). Ainda hoje falará em conferência de imprensa na Galeria dos Desportos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.