A direção do FC Bravos do Maquis do Moxico necessita de ajuda financeira, no sentido de a sua equipa de futebol realizar com tranquilidade o campeonato angolano da primeira divisão, Girabola2015, e estar entre os cinco primeiros na tabela classificativa final.

O facto foi dado a conhecer, quarta-feira, à Angop, em Luanda, pelo presidente de direção do clube, Manuel Docas, no final de uma reunião entre membros da federação e dos clubes que competem no Girabola.

O dirigente disse que o Maquis não pode só depender do principal patrocinador, porque este também tem outros compromissos, pelo que a agremiação deve procurar ter a ajuda dos "amigos" do clube para conseguir resultados que lhes possam levar a atingir os objetivos iniciais.

Fundado em 1983, o clube é patrocinado pela Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Manuel Docas lamentou a falta de participação dos cerca de 400 sócios na quotização, o que em parte tem sido negativo no capítulo financeiro.

"É lamentável. Desse número de sócios que possuímos, apenas meia dúzia tem as suas quotas regularizadas. Como podemos antever resultados positivos sem a comparticipação de todos?", interrogou-se.

Quanto à reunião entre os clubes e a FAF, o dirigente disse ter sido proveitosa, pelo facto de abordar assuntos importantes sobre a vida do futebol angolano, como a criação de uma liga profissional, atividades da seleção e a calendarização das competições.

A liga, segundo Manuel Docas, poderá surgir já em 2016. A sua criação será antecedida de sucessivas reuniões entre clubes com auxílio do órgão reitor do futebol angolano. Indicou que a Liga, numa primeira instância, será liderada por um dos vice-presidentes da Federação Angolana de Futebol (FAF).

A equipa do FC Bravos do Maquis do Moxico ocupa o nono lugar no Girabola2015 com sete pontos, após seis jornadas. O campeonato é liderado pelo Interclube com 12 pontos.