A Federação Angolana de Futebol (FAF) confirmou que está em estudo a criação de uma liga profissional de clubes no país, mas sem avançar prazos para a sua implementação.

A informação resulta do documento de balanço da reunião mantida na quarta-feira, em Luanda, entre dirigentes da FAF e 15 dos principais clubes de futebol de Angola, ao qual a Lusa teve acesso este sábado.

De acordo com a federação angolana, a criação de uma liga profissional está a ser conduzida pelos clubes, tendo a FAF aproveitado a ocasião "para elogiar e encorajar os clubes a prosseguirem o processo", que não tem um calendário definido para a sua concretização.

A criação da Liga de Futebol Profissional angolana tem sido preconizada por vários dirigentes nacionais, que apontam por exemplo a falta de um prémio monetário para o vencedor do campeonato nacional da modalidade ("Girabola"), contrariamente ao que acontece com o vencedor da Taça de Angola.

Na reunião entre a FAF e os clubes que disputam o "Girabola" foi ainda acertada a necessidade de rever o atual o modelo de organização da principal competição de futebol nacional, o seu calendário e regulamentos.

Na sequência deste encontro foi igualmente decidido, face ao "mau estado de alguns dos estádios" que recebem jogos do campeonato nacional, realizar uma vistoria a estes recintos desportivos até 5 de abril, para apurar as "debilidades" atuais.