A necessidade do pagamento dos custos da arbitragem pela Federação Angolana de Futebol (FAF) em detrimento dos clubes, institucionalização do seguro de acidentes e segurança social de reforma, entre outros, foram esta quinta-feira, em Luanda, defendidas pelos especialistas da modalidade.

O facto verificou-se no encontro de auscultação para apresentarem as suas contribuições para a Conferência Nacional de Futebol marcada para Junho, em que os árbitros foram unânimes, em apontar os referidos assuntos, como aspetos influentes ao desenvolvimento do futebol.

No encontro da Galeria dos Desportos, na Cidadela, orientada pelo diretor Nacional dos Desportos, António Gomes, dentre as várias intervenções dos homens do apito, também centraram-se na premência de maior formação e apoios em material e equipamentos, para que o trabalho seja positivo.

A melhor preparação dos árbitros, a realização de seminários ou palestras aos jogadores e profissionais da comunicação social desportivos sobre as regras e leis de jogos, fizeram ainda parte das preocupações dos juízes do futebol.

Como exemplo, o presidente do conselho de arbitragem da FAF, Muluta Prata, afirmou que o pagamento dos custos aos árbitros pelo órgão reitor, possibilitaria o desconto e contribuição para a segurança social e posterior reforma dos mesmos.

“A FAF deve tomar as rédeas de pagamento dos custos da arbitragem e não por parte direta dos clubes, que cria uma certa pressão psicológica dos árbitros. Também possibilitaria resolver a questão do seguro, da segurança social e reforma dos árbitros, para que sejam mais valorizados e tenham uma atuação positiva”, disse.

Por sua vez, o responsável do Ministério da Juventude e Desportos, que era acompanhado pelo secretário-geral da FAF, José Cardoso, e o antigo selecionador Oliveira Gonçalves, considerou de bastante proveitoso as sugestões dos árbitros, que contribuirão positivamente para o debate sobre a modalidade.

O processo de auscultação teve início quarta-feira com os presidentes dos clubes da 1ª e 2ª divisão, em ato encabeçado pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Este encontro magno do "desporto-rei" em Angola realiza-se de 25 a 27 de Junho em Luanda e tem como os objetivos gerais "apresentar um projeto sustentado de desenvolvimento do futebol nacional consubstanciado numa estrutura escolar vocacionada para a deteção de talentos e sustentada numa formação sólida de técnicos e dirigentes desportivos na área de futebol".