A Académica do Lobito ganhou este domingo ao Sporting de Cabinda, por 3-0, subiu cinco lugares na tabela classificativa e afastou-se da zona de despromoção do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão.

Com este resultado, os lobitangas somam agora nove pontos, tal como ASA, Sporting de Cabinda e Desportivo da Huíla, e estão no 9º lugar, tendo quebrado uma série de três jogos sem vencer no Girabola de 2015.

No regresso ao Estádio do Buraco, um mês após as fortes chuvas do dia 11 de março no Lobito terem arrasado o relvado e várias outras áreas do recinto, a equipa treinada pelo turco-alemão Ekrem Asma procurou, no imediato, levar perigo à baliza sportinguista.

A turma da casa, bem entrosada na defesa e eficaz no ataque, adiantou-se por Nelito, aos 26 minutos, e o segundo golo foi rubricado por Closy, que conferiram uma vantagem confortável de dois tentos na primeira parte.

O Sporting de Cabinda reagiu por Trezor, mas contra a corrente do jogo, foi a equipa visitada que ampliou a vantagem, aos 75 minutos, por Cachi, quando aproveitou uma oportunidade para fechar a contagem a favor dos lobitangas.

Com a missão de vencer em Benguela mais dificultada, os leões de Cabinda continuaram a atacar com insistência na segunda metade, mas mais determinados os anfitriões afastavam sempre o perigo da baliza de Fani.