O Kabuscorp do Palanca pode alcançar, quarta-feira, a liderança do Girabola2015, quando defrontar o Domant FC do Bengo em jogo de acerto à sétima jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

Com 14 pontos, a formação “palanquina” ocupa o quarto lugar e em caso de vitória na deslocação à Bulatumba (reduto do 15.º classificado com sete pontos), alcança o Interclube, atual comandante da prova com 17.

A equipa luandense entra moralizada, pela vitória da jornada anterior sobre o Sagrada Esperança (1-0), no terreno de um adversário que quase está proibido de perder, sob pena de começar por comprometer seu objetivo de permanência na primeira divisão.

Será o primeiro encontro entre ambos, pelo que os representantes do Bengo tudo farão no sentido de contrariar o favoritismo do Kabuscorp e evitar um desaire, o que foram incapazes de fazer sábado, quando perderam frente ao Bravos do Maquis, por 1-3.

Ainda para acerto de calendário, mas referente à terceira ronda, o Progresso do Sambizanga (13º com oito pontos) recebe, também na quarta-feira, o Benfica de Luanda, que apesar da sexta posição espreita o topo da tabela, mercê dos seus 13 pontos.

O dérbi luandense afigura-se renhido, pois, apesar de terem desempenho bastante diferentes no primeiro terço da prova, são conjuntos equiparados e defrontam-se numa altura em que os “sambilas”, após trocar o técnico Mário Calado por Albano Cesar, dão mostras de melhorias.

No segundo jogo com nova equipa técnica, sábado, o Progresso do Sambizanga ganhou, por 2-1, ao Desportivo da Huíla, enquanto os “benfiquistas” não foram além de um empate (1-1) ante o Progresso da Lunda Sul.

Por seu turno, o Recreativo do Libolo (campeão em título) desloca-se à cidade do Lubango, onde para acerto da 3ª jornada enfrenta o Desportivo da Huíla, num duelo entre equipas com objetivos totalmente diferentes, sendo que o clube do Cuanza Sul (7º com 13 pontos) luta pela revalidação e os huilanos (11º com 9) normalmente ocupam a segunda parte da tabela classificativa, entre 16 participantes.

O Recreativo da Caála do Huambo é o último classificado com sete pontos, numa altura em que a prova entra, no fim-de-semana, para a 10ª jornada, cujo destaque é o desafio entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, conjuntos mais titulados do futebol nacional com nove e 15 títulos, respetivamente.