Milhares de adeptos do Petro e do Kabuscorp do Palanca são esperados no domingo, em Luanda, para a principal partida da 11ª jornada do campeonato angolano de futebol, uma das mais aguardadas de cada temporada.

A equipa do general angolano Bento dos Santos ‘Kangamba’, vice-campeã de 2014, vai ao terreno dos ‘petrolíferos’ depois da surpreendente derrota em casa, por 2-1, frente ao ‘aflito’ Sporting de Cabinda.

Já o Petro, eterno candidato ao título maior do futebol angolano, vem de um empate em casa 1-1 com os ‘militares’ do 1.º de Agosto, outro dos jogos principais a cada ‘Girabola’.

Face ao mau início de época, a equipa do Kabuscorp, do bairro do Palanca, foi buscar Miller Gomes, vencedor do último ‘Girabola’, para treinador, apostando tudo na reconquista do título, que alcançou pela última vez em 2013, e depois de falhada a continuidade da liga dos campeões africana.

As duas equipas, que reúnem milhares de adeptos, estão nesta altura separadas por quatro pontos, mas os ‘petrolíferos’ podem encurtar a distância já que têm um jogo em atraso.

Ainda no topo da tabela, cabe ao Benfica de Luanda, terceiro classificado de 2014, abrir esta jornada, na sexta-feira, recebendo o Recreativo da Caála, do Huambo - orientada pelo português Bernardino Pedroto apenas na primeira jornada do campeonato -, que começa a marcar passo nos últimos lugares da tabela.

Nos jogos de sábado, o destaque vai para a viagem do Recreativo do Libolo, campeão em título e líder da tabela, ao terreno da grande sensação da prova até ao momento.

Com um terço do campeonato disputado, o Progresso da Lunda Sul, que foi promovido ao ‘Girabola’ esta época, permanece em quinto lugar, a quatro pontos do primeiro e com um jogo em atraso.

Também no sábado, a equipa do Bravos do Maquis, treinada pelo português Vítor Manuel, recebe no Moxico, os ?sambilas' do Progresso de Sambizanga, ambas separadas por apenas um ponto na tabela.

Programa da 11.ª jornada:

- Sexta-feira, 1 de maio:

Benfica de Luanda - Recreativo da Caála.

- Sábado, 2 de maio:
Bravos do Maquis - Progresso do Sambizanga.
Progresso da Lunda Sul - Recreativo do Libolo.
Sagrada Esperança - Domant FC.
Sporting de Cabinda - Desportivo da Huíla.
Interclube - 1.º de Agosto.

ASA - Académica do Lobito.

- Domingo, 3 de maio:

Petro de Luanda - Kabuscorp do Palanca.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 19 pontos.
2. Interclube, 18.
3. Benfica de Luanda, 17.
4. Kabuscorp do Palanca, 17.
5. Progresso da Lunda Sul, 15 (menos um jogo).
6. 1.º de Agosto, 15.
7. Bravos do Maquis, 13.
8. Académica do Lobito, 13.
9. Petro de Luanda, 13 (menos um jogo).
10. Sporting de Cabinda, 12.
11. Progresso do Sambizanga, 12.
12. Sagrada Esperança, 11.
13. ASA, 10.
14. Desportivo da Huíla, 9.
15. Recreativo da Caála, 8.
16. Domant FC, 7.