A direção do Progresso da Lunda traçou como meta para os próximos dois anos chegar às competições africanas, indicou o seu presidente, António Jamba.

Em entrevista à Angop em Luanda, apontou que é possível chegar às provas sob égide da Confederacão Africana de Futebol (CAF) e para tal é necessário ficar nos dois primeiros lugares no Girabola ou mesmo vencer ou, pelo menos, chegar à final da Taça de Angola.

"Neste primeiro ano a nossa missão é ficar na primeira divisão e melhorar ainda mais as condições do ponto vista técnico e administrativo no sentido de sustentar aquilo que se pretende para o futuro", argumentou.

Citando como exemplo, referiu que durante duas semanas, a equipa esteve na segunda posição o que para muitos constitui surpresa, mas não para os membros da sua direção e a equipa técnica liderada por Kito Ribeiro, porque o trabalho no Progresso é constante.

"Se o campeonato terminasse quando estávamos em segundo estaríamos apurados para a prova da CAF o que poderia suscitar a curiosidade de muitos mas não a nossa".

Disse, que as condições financeiras existem mas ainda assim estão recetivos ao apoio que poderá vir a ser dado pela sociedade civil e a classe empresarial local e não só.

"O apoio de todo é bem-vindo quer agora como depois; é necessário que estejamos todos imbuídos no mesmo pensamento porque este Progresso é daqueles que se consideram como filhos da província", realçou.

No que diz respeito ao transporte aéreo a equipa esta salvaguardada com três aeronaves, sendo "DC 9" com capacidade para transportar 99 pessoas e uma outra "AN 32" para transportar os adeptos com 45 lugares e um "Hill 76" com 109 lugares.

Uma qualificação para competição internacional exigirá alguma experiência não apenas dos jogadores mas também dos dirigentes.

"Não basta querermos chegar à CAF, temos que trabalhar muito bem e pedir todo apoio de quem já lá esteve" realçou.