O 1º de Agosto foi mais forte no “derby” mais antigo na história do Girabola, ao golear no estádio 11 de Novembro, em Luanda, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 5-0, em desafio da 12ª jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão.

O desafio foi antecedido com a entrega de prémios aos eleitos do Girabola’2014 pela Rádio 05, com o treinador Dragan Jovic (melhor estrangeiro), ao jogador Gelson (puto do Girabola), ao Fisioterapeuta Feliciano, todos do 1º de Agosto, assim como ao árbitro Osvaldo Félix.

Aos dois minutos do jogo, o 1º de Agosto esteve próximo do golo inaugural quando Mingo Bille tentou fazer o “chapéu” ao guarda-redes aviador que estava muito adiantado, mas a bola bateu no travessão e na recarga o remate de um companheiro seu não foi certeiro.

Volvidos dois minutos, o senegalês Bem Traoré não fez mais nada do que lhe competia (1-0), ao chutar forte com pé esquerdo sem dar possibilidade de defesa ao guarda-redes do ASA (Traoré).

A formação militar embalada ao ataque fez o 2-0, aos 13 minutos, por Ary Papel, na sequência de um passe de Mateus Galiano, que passou facilmente pelo defesa Bodunha.

À passagem do 41º minuto, o juiz Osvaldo Félix não sancionou um castigo máximo (penalte) contra o ASA, quando Ary papel foi travado dentro da grande área, ao considerar simulação e o respectivo cartão amarelo.

Após o intervalo, os militares ampliaram o resultado para 3-0, aos 46 minutos, com “bis” de Ary Papel, que bateu facilmente o guarda-redes do conjunto do aeroporto.

Aos 56 minutos, o 1º de Agosto desperdiçou a ocasião de dilatar o marcador, face ao falhanço de Gelson na marcação de uma grande penalidade, após derrube de Ary Papel.Mesmo assim, a sorte manteve-se do lado militar, com o defesa Gaca a fazer o 4-0, em auto-golo, ao não resistir uma pressão de Isaac.

A passagem do minuto número 81, o 1º de Agosto ampliou o resultado por intermédio do moçambicano Jumisse, que saltou do banco dos suplentes para substituir Paizo.

Com este resultado o 1º de Agosto está no terceiro lugar, agora com 21 pontos, enquanto os aviadores estão em 13º, com 13 pontos.