Em doze jornadas do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, Girabola, o Recreativo do Libolo, com 23 pontos, venceu seis jogos, empatou cinco e perdeu um, enquanto o Kabuscorp do Palanca também soma igual número de vitórias, empates, derrota e pontos.

O campeão angolano Libolo escala, no domingo, as terras do planalto central, província do Huambo, para medir a pulsação do “rei dos empates”, o Recreativo da Caála, ao passo que o vice-campeão, Kabuscorp, defronta o Atlético Sport Aviação (ASA), no Estádio da Cidadela, às 16 horas, desafios referentes à décima terceira ronda do Girabola.

As duas formações lutam para conquistar o título nessa época 2015, mas sabem que terão de afinar bem as suas “máquinas” e estratégias de jogo para não escorregarem na caminhada da peleja, porque tem muitos candidatos ao título.

Com a conquista do terceiro troféu em memos de seis anos no campeonato, a equipa da província do Kwanza Sul, Recreativo do Libolo, continua a somar e seguir as equipas com mais títulos e experiências na competição, Petro e 1º de Agosto.

Porém, os palanquinos Kabuscorp, agremiação do “Empresário da Juventude em Angola”, Bento Kangamba, procuram erguer pela segunda vez o troféu da maior prova futebolística de Angola, Girabola, após terem conquistado já em 2013.

Os dois emblemas que fazem o maior clássico do país, medem forças na segunda semana de junho, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, jogo a contar para a segunda e última volta do campeonato, décima sétima ronda do campeonato.

Ao que tudo indica, com as duas formações rivais a liderarem a tabela classificativa, os últimos três desafios da primeira volta do campeonato poderão estar mais competitivos, porque o carrasco do ASA, 1º de Agosto e o Benfica de Luanda, também estão de “olhos” no topo.

A única derrota que as duas agremiações consentiram no campeonato em curso, foi com os leões da floresta do Mayombe, Sporting de Cabinda, equipa que apesar das dificuldades financeiras que ultrapassa, venceu os dois grandes da competição fora do seu reduto.

O técnico do Recreativo do Libolo, Sébastian Desabre, tem a missão de revalidar o título nesta época, igual responsabilidade atribuída ao então técnico dessa formação, Miler Gomes, actual treinador do Kabuscorp do Palanca.
Os dois dirigentes continuam pressionados pelos clubes e adeptos, porque as equipas não concretizaram os objetivos nas Taças das Confederações Africanas, chegar a segunda fase de grupos da prova. Entretanto, ficou a lembrança e apostam no Girabola, onde esperam não voltar a meter “água” para continuarem a liderar a prova.

Na segunda fase do campeonato, as duas formações rivais prometeram reforçar os planteis, de modo a estarem mais fortes e capaz de intimidarem os seus adversários. Entretanto, o jogador brasileiro, melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, Ronaldinho Gaúcho, que milita no Quétaro do México é uma das pretensões do Kabuscorp do Palanca, pois, poderá ser um dos reforços de luxo e de maior destaque no Girabola.