O Benfica de Luanda tem hipótese de chegar hoje à liderança, ainda que à condição, do campeonato de futebol angolano, no jogo de arranque da 13.ª jornada do ‘Girabola’.

As ‘águias’ da capital estão a dois pontos da liderança da tabela e recebem esta noite, em Luanda, a Académica do Lobito, equipa que regressou esta época à principal divisão.

Em caso de vitória, a equipa de Zeca Amaral - que terminou em terceiro lugar no campeonato de 2014 - ascende ao primeiro lugar do ‘Girabola’ e fica à espera dos resultados dos dois diretos opositores.

É o caso do Recreativo do Libolo, campeão de 2014, que vem de um empate em casa, precisamente com o Benfica de Luanda, e que no domingo vai ao Huambo defrontar outro Recreativo, mas da Caála, equipa que conquistou na passada jornada a primeira vitória em 12 jogos disputados.

No mesmo dia, os ‘aviadores’ do ASA, goleados há uma semana por 5-0 pelo 1.º de Agosto, recebem o Kabuscorp do Palanca, que partilha a liderança do ‘Girabola’ com o Recreativo do Libolo, no já habitual dérbi da capital angolana.

No programa dos jogos de sábado, destaque para o 1.º de Agosto, que em meia dúzia de jornadas saltou dos últimos lugares para a terceira posição (juntamente com o Benfica de Luanda) e que vai ao terreno do Progresso da Lunda Sul testar a revelação da temporada de 2015.

Ambas as equipas estão separadas por apenas três pontos, mas o Progresso da Lunda Sul conta com um jogo em atraso.

Com um arranque aquém das expectativas, o histórico e antigo campeão angolano Petro de Luanda tenta voltar às vitórias frente ao Domant FC, ‘lanterna vermelha’ e estreante no ‘Girabola’.