A falta de pontaria dos avançados do Recreativo da Caála determinou a derrota esta tarde, no seu estádio, diante do 1º de Agosto, por 0-1, em partida pontuável para a 15ª jornada e última da primeira volta do presente Girabola.

Num jogo em que ambas equipas se apresentaram ao mesmo nível e dispostas a somarem os três pontos, valeu ao conjunto militar o tento solitário de Mateus, apontado aos 19', na cobrança de um livre direto, à entrada da grande área adversária.

Tal como se previa, o desafio começou com muita intensidade, fruto da velocidade imposta pelos contendores, e também equilíbrio, já que cada uma das equipas desde muito cedo demonstrou apetência pelo golo.

Fruto desta postura em campo, os primeiros lances de perigo não tardaram a acontecer. O 1º de Agosto, em duas rápidas ações ofensivas envolventes, aos 2' e 3', quase inaugurava o marcador, não fosse a inexperiência de Gelson e Paizo, sobretudo este último que, num dos lances, deixou-se facilmente desarmar pelo guarda-redes quando tinha tudo para balancear as redes.

Sem se deixar intimidar com a entrada demolidora dos visitantes, o Caála reagiu imediatamente ao susto, tendo criado os primeiros lances de perigo iminente aos 5' e 17', por intermédio de Dudú. Num deles a bola passou a escassos centímetros do poste da baliza.

O único golo do encontro viria a ser marcado numa etapa em que se assistia a uma partida bem disputada, com muitas movimentações no meio campo e sucessivos lances de ataque e contra-ataques rápidos.

Paizo, que muitas dificuldades criou aos oponentes, foi travado em falta próximo da grande área do Recreativo da Caála e Mateus Galiano, na cobrança do livre direto, aproveitando má formação da barreira rematou em jeito para o fundo da baliza.

Apesar do golo sofrido, os donos da casa continuaram a jogar calmamente, explorando as fragilidades de marcação dos visitantes, aproveitando, deste modo, para dar mais profundidade ao seu jogo ofensivo, com cruzamentos sucessivos para a área adversária.

Antes do intervalo, o Recreativo da Caála voltou a incomodar o guarda-redes contrário, aos 31', 33' e 35', por intermédio de Paizinho, Vovó e Femi, que revelaram falta de pontaria no momento final. Aos 41' o 1º de Agosto esteve próximo de ampliar a vantagem, depois de um remate de Paizo, obrigando o guarda-redes Fock a uma defesa arrojada.

Na segunda parte, os "militares" diminuíram o seu ímpeto ofensivo e recuaram as suas linhas de ataque, dando a iniciativa de jogo aos donos da casa que, em consequência, passaram a chegar mais vezes com perigo junto da baliza contrária.

Várias foram as tentativas de igualar o marcador, mas, em muitos casos, faltou pontaria aos avançados e houve, em alguns, mérito do guarda-redes "militar", que teve que protagonizar defesas arriscadas para manter inviolável a baliza.

Embora tivesse o jogo controlado, o 1º de Agosto atacou poucas vezes na etapa derradeira e sempre que o fez não criou perigo algum, com exceção do minuto 79, quando Gelson, com o guarda-redes fora da baliza, atirou a bola para fora.

Já os donos de casa criaram quatro lances de perigo dentro da área adversária, aos 54', 57', 70'e 79', por Paizinho, Love e Femi, embora apenas um deles tenha quase resultado em golo, não fosse mais uma boa defesa do guarda-redes.