As equipas do ‘Girabola' angolano regressam este fim de semana à competição, após um mês de paragem, mas na segunda volta do campeonato mais de metade dos treinadores já não são os mesmos do arranque da temporada.

No total, desde o início da época, nove das 16 equipas do principal campeonato de futebol de Angola já mudaram os treinadores que começaram a temporada, em fevereiro, com a última mexida a acontecer precisamente no líder e campeão nacional em título.

O Recreativo do Libolo aproveitou, assim, a paragem do campeonato para acertar a rescisão com o francês Sebastien Desabre. No sábado, no Calulo, já será o português João Paulo Costa - que integrava a equipa técnica e que foi promovido a treinador principal - a orientar o Libolo na receção do líder ao segundo classificado, os militares do 1.º de Agosto, jogo principal da jornada.

Já o Kabuscorp do Palanca - que integra o trio dos segundos classificados -, outro dos emblemas que mudou de treinador durante a primeira volta (entrou Miller Gomes, campeão em 2014 pelo Recreativo do Libolo, e saiu Ljubomir Ristovski), viaja no domingo para o Huambo para defrontar o Recreativo da Caála, que viu o português Bernardino Pedroto pedir para sair ao fim da primeira jornada.

Nos ‘polícias' do Interclube (quinto classificado do ‘Girabola'), o ex-jogador do Benfica Ilian Iliev saiu em maio e já não volta ao banco no embate de domingo contra o Sagrada Esperança, que também trocou de treinador ao longo da época.

O histórico ASA, de Luanda, que ocupa lugares de despromoção com meio campeonato disputado, dispensou o antigo internacional brasileiro Robertinho do comando técnico e recebe outra das equipas da capital, o Progresso do Sambizanga, que por sua vez despediu Mário Calado e foi buscar para o lugar Albano César (que em abril abandonou o Sporting de Cabinda).

A 16.ª jornada do ‘Girabola' arranca na sexta-feira com duas equipas que mantêm os treinadores, com o Benfica de Luanda - do trio do segundo lugar - a receber na capital o Desportivo da Huíla.