No historial de resultado entre as duas agremiações no Girabola, de 2008 para 2015, o Recreativo do Libolo lidera com cinco vitórias, perdeu duas vezes e empatou quatro com o Desportivo da Huíla, sendo no total 11 jogos já realizados.

A formação da província da Huíla, Desportivo, prepara-se com a missão de ir travar o campeão angolano e da Super Taça de Angola, Libolo, equipa que continua imparável na segunda e última etapa do Girabola.

O desafio da 18ª jornada da maior prova de futebol angolano acontece no sábado, 25 de julho, às 15 horas, no Estádio de Calulo, província do Kwanza Sul, casa do Recreativo do Libolo.

Para o encontro entre os dois conjuntos, a equipa técnica do Desportivo promete reacertar alguns pormenores nas estratégias de jogo, com a missão de somar pontos e não "dar frangos" ao adversário.

Nesse embate à vista, está prevista uma "chuva" de golos, porque para além de o campeão Libolo assumir totalmente o favoritismo, jogará em casa com a sua força extra, adeptos.

Mesmo assim, o conjunto militar, Desportivo, afirma não se sentir intimidado, mas respeita as qualidades do seu adversário. Contudo, os jogadores desta equipa também garantiram mais empenho no desafio do fim-de-semana, a fim de aumentarem a pontuação na tabela classificativa da prova, onde somam 18 pontos.

Na terceira jornada da primeira volta do Girabola, o Desportivo da Huíla perdeu em casa diante do Libolo, por 1-0. Em dois jogos da segunda volta do campeonato já realizados consentiu uma derrota e um empate, ao passo que o adversário do fim-de-semana bateu duas equipas grandes, o 1º de Agosto e o Kabuscorp do Palanca.

No dia 31 de julho, para a 19ª jornada da competição doméstica, Girabola, o Recreativo do Libolo vai escalar as terras do jacaré bangão, província do Bengo, onde vai defrontar o último classificado, Domant FC, no Estádio Municipal do Dande. O Desportivo da Huíla receberá a Académica do Lobito, no Estádio da Tunda Vala.

O conjunto de Ivo Traça, Desportivo da Huíla, luta pela permanência no Girabola, ao passo que o de João Paulo Costa, Recreativo do Libolo, quer revalidar o título para somar quatro na sua galeria.

Eis os outros desafios da 18ª jornada do Girabola: Interclube-Petro de Luanda, 1º de Agosto-Bravos do Maquis, Kabuscorp do Palanca-Académica do Lobito, Benfica de Luanda-Progresso do Sambizanga, ASA- Sporting de Cabinda, Recreativo da Caála-Domant FC e Progresso da Lunda Sul-Sagrada Esperança.