O jogador do Benfica de Luanda Gilberto, que teve de ser reanimado em pleno relvado no domingo, deverá permanecer no hospital por mais dois dias, mas encontra-se estável, anunciaram esta segunda-feira os médicos que o acompanham.

O capitão das ‘águias' da capital e internacional angolano sofreu um traumatismo craniano ao chocar com um jogador do Progresso do Sambizanga, em partida a contar para o campeonato nacional de futebol, tendo ficado inanimado durante vários minutos.

Acabou por ser o médico do Progresso do Sambizanga, Vladmiro Miranda, a proceder a manobras de reanimação do jogador do Benfica de Luanda, nomeadamente respiração assistida, perante o desespero, em pleno relvado, dos jogadores de ambas as equipas.

O jogador permanece internado na Clínica Girassol, em Luanda, desde as 19:00 de domingo, estando, segundo informação médica, "estável e consciente" e devendo permanecer em observação por mais 48 horas.

Exames realizados às funções cerebral e neurológica resultaram normais, aguardando-se para terça-feira o resultado de um exame à função cardíaca do jogador, informaram ainda os médicos.

Além de ‘capitão' do Benfica de Luanda, o médio Gilberto, de 32 anos, conta cerca de duas dezenas de jogos disputados ao serviço da seleção angolana de futebol, na qual enverga também a braçadeira de capitão.

O jogador foi esta segunda-feira visitado no hospital pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e pelo presidente da Federação Angolana de Futebol, Pedro Neto.

O jogo com o Progresso do Sambizanga, no estádio dos Coqueiros, foi interrompido com 29 minutos. Foi retomado cerca de 25 minutos depois, após uma conferência entre árbitros, delegados ao jogo e dirigentes das duas equipas de Luanda.

Na altura da interrupção, a partida, a contar para a 18.ª jornada do ‘Girabola', registava uma igualdade a zero, mas o Benfica de Luanda acabaria por vencer, por 2-1, mantendo-se no segundo posto da tabela, a quatro do líder Recreativo do Libolo.