A situação do futebolista do Benfica de Luanda Gilberto Amaral, que teve uma comoção cerebral no domingo, durante o jogo entre a sua equipa e o Progresso do Sambizanga, é estável, informou esta segunda-feira o cardiologista Luís Mariano, que acompanha o jogador.

Em declarações à imprensa, à margem da visita ao atleta do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, o médico explicou que o estado de saúde do jogador está controlado, mas que deverá permanecer na unidade hospitalar nas próximas 24 horas, aguardando pelo resultado de novos exames.

"Gilberto teve um quadro de perda de consciência a que chamamos comoção cerebral. Fizemos os exames e inclusive uma ressonância magnética cerebral e está tudo normal. Fizemos um novo exame de eletrocardiografia e aguardamos até terça-feira no período da manhã pelo resultado", frisou, referindo que o também capitão da seleção angolana vai continuar sobre cuidados médicos nas próximas 24 horas.

Gilberto teve este domingo, em Luanda, uma queda repentina durante o jogo que a sua equipa venceu por 2-1 ao Progresso do Sambizanga, no estádio dos Coqueiros, referente à 18ª jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

A queda que deixou o jogador inanimado aconteceu aos 27 minutos de jogo, após ter tido um choque com um oponente. O médio recebeu os primeiros socorros na relva e de seguida foi transportado por uma ambulância para uma das clínicas da capital já recuperado.

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, informou que, de acordo com os regulamentos do Girabola, todas as equipas devem estar equipadas com material de socorro e inclusive o desfibrilador (equipamento eletrónico cuja função é restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco).

"Agora vamos ser mais rigorosos: Todos os estádios têm que obrigatoriamente ter este instrumento, sem isto o jogo não se realiza", salientou.