O campeonato angolano de futebol da primeira divisão (Girabola2015) registará o seu segundo interregno de cerca de 12 dias, após a disputa da 24ª jornada, devido ao compromisso da seleção angolana, que defronta a similar do Madagáscar, no dia 6 de setembro.

Ao contrário dos 45 dias, na primeira volta, a pausa mereceu abordagem na terça-feira, em Luanda, numa reunião de apresentação das alterações ao calendário da Federação Angolana de Futebol (FAF) com representantes dos clubes do Girabola.

Esta pausa vai permitir aos Palancas Negras preparar o desafio da segunda jornada do Grupo B das eliminatórias do CAN2017, no Gabão.

Em função das remarcações, a competição superior do futebol angolano, composta por 16 equipas e 30 jornadas, encerra no próximo dia 11 de outubro, domingo, seguindo-se os compromissos do conjunto nacional, para o apuramento ao CHAN2015, reservada aos jogadores que atuam nas provas internas dos seus países, onde defrontam a África do Sul.

Quanto à Taça de Angola, cuja meia-final estava para o dia 16 de setembro, passa para 23 e a final para 7 de outubro.

Ainda sobre o CAN, Angola e a República Democrática do Congo (RDC) partilham a primeira posição do Grupo B, ambos com três pontos, enquanto Madagáscar e República Centro Africana (RCA) estão no último posto, sem pontuar. No dia 31 deste mês, os angolanos viajam para a cidade de Joanesburgo, onde vão cumprir seis dias de preparação para a partida contra Madagáscar.

A seleção angolana deve seguir para o palco da partida na tarde do dia 4 de setembro, onde após a chegada efetua o treino de reconhecimento e adaptação ao estádio de Mahajanga. Para a mesma ronda, a RDC viaja para a cidade de Bangui, onde defronta a RCA, também a 6 de setembro.

No próximo dia 23 de março, a seleção angolana viaja para a cidade de Kinshasa, onde joga com a RDC, em desafio a contar para a terceira jornada do grupo, enquanto Madagascar recebe a RCA, em Antananarivo, para a conclusão da ronda.

Com a presença de representantes da maioria dos clubes do Girabola2015, orientada pelo secretário-geral da FAF, José Cardoso de Lima, acompanhado de Nando Jordão, a reunião decorreu na sede social do organismo futebolístico, na urbanização Nova Vida.