O Progresso da Lunda Sul ascendeu à terceira posição do Girabola2015, ao derrotar este sábado, no estádio das Mangueiras, em Saurimo, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 1-0, na abertura da 22ª jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

A equipa caseira esteve bem em todos os sectores durante os primeiros 45 minutos, criando, no entanto, poucos perigos para a baliza do guarda-redes Guilherme, numa altura em que o ASA se mostrava apático.

O primeiro sinal de golo aconteceu aos quatro minutos, por Norberto, do Progresso, que de cabeça atirou a bola à trave. Treze minutos depois, Tshileshi voltou a “ameaçar” o guarda-redes Maguette, mas o poste direito negou novamente aquele que seria o primeiro golo dos “lundas”.

O ASA reagiu aos 18 minutos, quando Minguito - através de um forte remate - obrigou o guarda-redes Guilherme a uma defesa apertada.

O golo que deu a vitória aos anfitriões aconteceu no minuto 42, numa jogada de contra-ataque, em que o avançado Agoia recebeu um passe de Tshileshi e marcou. O resultado não se alterou até ao intervalo.

No reatamento, o técnico “aviador”, Roberto Carmo colocou em campo Nelito, Dany e Fofó, que deram outra dinâmica à equipa, passando o ASA a dominar a partida.

Aos 64 minutos, o atacante David, à procura da igualdade, fez um remate que bateu no poste direito. Daí em diante, o ASA, com Nelito e David em destaque, criou várias situações de golo, mas foram infelizes por não terem acertado na baliza de Guilherme.

O Progresso da Lunda Sul beneficia da derrota (0-1) do Interclube (4º/com 35 pontos) diante do Benfica de Luanda e ocupa, provisoriamente, a terceira posição com 37, enquanto o ASA mantém, à condição, o oitavo lugar com 27 pontos.